Pelo segundo ano consecutivo, uma unidade de ensino da Prefeitura de Manaus foi campeã no “Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis”. Desta vez, quem colocou a capital amazonense no pódio foi a escola municipal Professor Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Sul, que com o projeto “Horta Escolar semear, cuidar e colher para todos nutrir e envolver”, ficou entre as oito escolas vendedoras na edição de 2020.
O prêmio recebeu 391 inscrições e 229 projetos de 23 Estados brasileiros. O resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira, 19/05. O objetivo do projeto da escola da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é oferecer uma boa qualidade de vida aos estudantes da escola, e prevê a revitalização da horta e do chapéu de palha, espaço utilizado para a prática de capoeira, dança e teatro. Além da reativação do laboratório de ciências com uma cozinha experimental.

Quem idealizou o projeto foi a professora Vera Aguiar, que contou com a colaboração dos 227 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental matriculados na unidade. “As crianças precisam desse conhecimento, de onde encontrar uma boa alimentação, hidratação e saber diferenciar o que é verdura e legume. Todo esse conhecimento é muito importante, e quem sabe possa incentivar a criança, que tiver um espaço em casa, a criar uma horta de onde poderá colher alimentos, assim como fazemos na escola. Tudo o que colhemos na horta da Waldir Garcia é servido na merenda escolar”, disse Vera.
O valor da premiação é de R$ 35 mil e, de acordo com a gestora da unidade, Lúcia Cortez, esse valor já tem destino certo. “Esse prêmio será investido na melhoria da nossa escola, para que espaços se tornem mais dinâmicos. Vamos revitalizar a composteira e sementeira da nossa horta, o laboratório de ciências vai receber uma cozinha experimental e vamos criar um miniauditório no chapéu de palha para realizar as apresentações dos alunos. Tudo isso vai trazer muito benefício para a aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou a diretora.
