Escola indígena representa o Amazonas em encontro da Unesco

Foto: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM

A Escola Estadual Tenente Antônio João, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus), vai representar, no período de 11 a 13 de setembro, o Amazonas no Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco). O evento acontece na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, e contará com convidados e palestrantes nacionais e internacionais, além de aproximadamente 900 educadores de todo o Brasil.
Um dos pontos altos do encontro deste ano, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de trocas entre os educadores e promover a formação sobre temas centrais da Educação, serão as atividades voltadas ao Ano Internacional das Línguas Indígenas – das quais a E.E Tenente Antônio João fará parte.


A unidade de ensino enviará ao todo quatro representantes à cidade mineira. São eles: Carlos Sávio Gonçalves Gaspar (gestor), Gina Valéria da Silva (professora), Greison Lizardo da Silva e Suzieli Melgueiro Delia (ambos estudantes). Durante a conferência do PEA-Unesco, o quarteto apresentará o projeto pedagógico da escola, assim como alguns dos principais projetos da instituição.

Além deles, a delegação amazonense contará com outros 11 participantes – dentre gestores e servidores de Educação. Eles fazem parte das equipes das demais escolas que integram o PEA-Unesco.

Foto: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM

Segundo o gestor Carlos Savio Gonçalves Gaspar, a participação no encontro será uma oportunidade de socialização de experiências. “Esperamos que essa conferência resulte em uma aproximação no processo de construção do conhecimento entre os participantes”, ressaltou Carlos Savio.

O gestor acredita ainda que o encontro é uma valorização do trabalho desempenhado pela E.E. Tenente Antônio João no segmento de Educação Indígena no Amazonas: “Vamos aproveitar essa chance para revitalizar [ainda mais] e divulgar o nosso trabalho. Esperamos poder contribuir bastante para essa conferência”.

Aprendizado – O encontro nacional do PEA-Unesco não será apenas a primeira vez que o aluno Greison Lizardo da Silva, de 25 anos, falará a uma plateia de centenas de educadores brasileiros. A conferência representa também a primeira vez que o estudante sai do Amazonas.

“Estou muito curioso e nervoso, mas igualmente confiante”, revelou Greison. Com a experiência, ele espera se deparar com diversas novidades – pessoais e acadêmicas. “Quero não somente trazer muita coisa comigo, mas também levar muita informação para esse encontro”.

PEA-Unesco – O Programa de Escola Associadas (PEA) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criada em 1953 com o objetivo de trabalhar pela ideia da cultura da paz. Hoje o programa conta com cerca de 8 mil escolas em 177 países ao redor do mundo.

No total, seis unidades de ensino do Amazonas integram o PEA: as escolas estaduais Cacilda Braule Pinto, Professora Roxana Pereira Bonessi, Augusto Carneiro dos Santos e Tenente Antônio João; a escola municipal Zoraida Ribeiro Alexandre e a escola Nilton Lins.

Artigo anteriorBombeiros ressaltam cuidados a se tomar em balneários, rios, igarapés e piscinas
Próximo artigoEscolinhas de jiu-jitsu atendem mais de 70 crianças em Centros de Convivência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui