Escola ‘Ulisses Guimarães’ tem alunos aprovados, em Olimpíada de Química

Alunos vencedores comemoram/Foto: José Carlos
Alunos vencedores comemoram/Foto: José Carlos
Alunos vencedores comemoram/Foto: Carlos Eduardo
Alunos aprovados comemoram/Foto: Carlos Eduardo
Alunos aprovados comemoram/Foto: Carlos Eduardo

A Escola Municipal Deputado Ulysses Guimarães, localizada no Conjunto Amazonino Mendes, na zona Norte de Manaus, obteve a melhor classificação em número de alunos aprovados na Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr), entre as escolas públicas de Manaus.

De 31 estudantes que participaram da primeira prova, em agosto deste ano, 17 foram classificados para segunda fase, que aconteceu no último sábado, 27, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


No dia 31 de outubro será divulgado o resultado final. Participam da competição escolas públicas e particulares de todo o País. Na classificação geral do Amazonas, a unidade foi a segunda colocada, ficando atrás apenas do Centro Educacional Adalberto Valle. A Olimpíada é uma atividade realizada anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pela Associação Brasileira de Química (ABQ), direcionada para estudantes matriculados nos 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental de escolas de todo o Brasil.

O professor de Ciências representante da escola, Carlos Eduardo Pereira Aguiar, comentou sobre a participação dos alunos na competição. “É uma Olimpíada ‘Junior’, porque oportuniza a participação dos estudantes de 8º e 9º ano. Quando estiverem no Ensino Médio, esses alunos terão a oportunidade de continuar participando de outras olimpíadas mais difíceis, com uma bagagem melhor”, comentou.

Para participar, a escola cadastrou o professor representante, assessorado pela professora Silvia Cristina Silva, e dentro de um período determinado, inscreveu os alunos que voluntariamente realizaram o exame. “Com esse resultado, a escola classificou-se em 2º lugar em número de aprovados para a fase seguinte, bem como, a única escola municipal, do Amazonas, a continuar na olimpíada, sendo este um motivo de júbilo não só para os integrantes da escola, mas também para toda a rede municipal de ensino”, ressaltou Carlos Eduardo.

Entre os participantes da escola, destacou-se a aluna Nina Maria da Silva Viana, que de 19 questões propostas, acertou 17. Além dela, Jhones Henrique Pacheco da Silva, com 15 acertos; Alice de Liva Vieira, Larissa Cristina Vasconcelos e Lucas Lima Maltez, com 14 acertos; Gabriel da Silva Lopes, Geovana Falcão da Silva, Ricardo Serrão, Adrianno de Sena, Brenda de Matos, Givana Pacheco, Henrique Dantas e Ítalo de Oliveira, que acertaram 13 questões e João Matheus de Souza, Everlane Lobato, João Victor de Lima e Maria Karolina de Araújo, com 12 acertos também foram classificados.

 

Artigo anteriorDesembargador Romano pede vistas e pedido de intervenção em Coari, é adiado
Próximo artigoNa reta final da campanha, Melo e Omar visitam a quadra da Aparecida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui