Eslovênia elege primeira mulher presidente do país

Foto: Recorte

Natasa Pirc Musar, advogada independente, venceu o segundo turno das eleições presidenciais da Eslovênia no domingo(13) e se tornará a primeira mulher chefe de Estado do país.


Pirc Musar, de 54 anos, obteve 53,86% dos votos no segundo turno, enquanto seu rival, o político de direita e ex-ministro das Relações Exteriores Andze Logar, obteve 46,14%, segundo dados da comissão eleitoral com base em 99% dos votos apurados.
Cerca 49,9% da população participou da votação, mostraram os dados da comissão.

“Farei o meu melhor para ser um verdadeiro presidente para todos, para trabalhar pelos direitos humanos e democráticos fundamentais e constitucionais e pela democracia”, disse Pirc Musar a repórteres após reivindicar a vitória.

Ela é uma ex-apresentadora de TV que se tornou uma advogada influente, fez campanha sobre direitos humanos, estado de direito e questões de bem-estar social.

Em seu discurso de voga, ela também abordou o problema das mudanças climáticas. “Os jovens agora estão colocando a responsabilidade em nossos ombros políticos de cuidar do nosso planeta para que nossa próxima geração, nossos filhos, vivam em um ambiente saudável e limpo”, disse Pirc Musar.

Embora o papel seja principalmente cerimonial, o presidente da Eslovênia é o comandante em chefe das Forças Armadas e também nomeia vários altos funcionários, incluindo o governador do banco central. A maioria das nomeações tem de ser confirmada pelo parlamento.

Fonte: CNN Brasil

Artigo anteriorCão policial encontra drogas escondidas em embarcação
Próximo artigo‘Não vou desistir de você’, posta namorado de Flordelis em rede social

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui