Especialistas recomendam ler notícia antes de repassar para não transmitir fake News

Foto: Reprodução

“Não julgue o livro pela capa! A desinformação pode aparecer em links para notícias com manchetes dramáticas, absurdas ou sensacionalistas. Não é raro que esses títulos sejam desmentidos por informações no texto das próprias matérias. Ler a íntegra é essencial”.


Esse é o 11º texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Um título atraente atrai a atenção das pessoas e, por isso, essa estratégia é usada por quem produz fake news. Recebeu um conteúdo que chamou atenção? Antes de passar adiante, leia todo o texto e verifique se as informações são verdadeiras, buscando como alguns veículos de comunicação já abordaram o mesmo conteúdo. Na dúvida, não compartilhe.

Artigo anteriorTermoelétricas flutuantes do governo ainda não acendeu nenhuma lâmpada no Brasil
Próximo artigoURGENTE – Mulher de Dom diz que corpos do jornalista e de Bruno foram encontrados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui