Estação das Docas em Belém recebe o Festival Fartura- comidas do Brasil

Foto: Divulgação

O ano de 2018 já começa especial para a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil. Após percorrer o Pará pela Expedição Fartura, mapeando a cadeia produtiva da gastronomia do estado, chega a hora de realizar o primeiro evento do ano, o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, nos dias27 e 28 de janeiro, na Estação das Docas.


A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil reúne expedição, filmes, vídeos, livros, programas de rádio, conteúdo para o site e redes sociais, além dos festivais. No Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém, mais de 50 atrações gastronômicas se dividem entre os espaços onde o público poderá conhecer produtos, aprender e experimentar receitas de chefs e cozinheiros de mais de 10 estados brasileiros.

“Graças a parcerias como Instituto Paulo Martins, Abrasel e Governo do Estado do Pará, conseguimos ir a fundo na gastronomia local, que será muito valorizada nesse festival. Pelo menos metade dos participantes é do Pará. E foi bacana porque este destino é tão rico que vários chefs de outros estados querem ir, estão entusiasmados. Teremos um super time. Vamos também enfatizar os ingredientes dos seis polos Pan-Amazônicos: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu”, conta a curadora gastronômica Luiza Fecarotta.

Além da programação gastronômica, o Festival Fartura – Comidas do Brasil Belém terá apresentações artísticas da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, Mestre Solano, Strobo, Careca Braga, Jardim Percussivo e Lucas Estrela.

Foto: Divulgação

ATRAÇÕES E ESPAÇOS GASTRONÔMICOS:

No Espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces o público poderá experimentar pratos e petiscos de renomados chefs de todo o país, entre os já confirmados estão: Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (Belém – PA); Ângela Sicilia, do Famiglia Sicilia (Belém – PA); Roberto Hundertmark, do Buiagu (Belém – PA); Mônica Rangel, do Gosto com Gosto (Resende – RJ); Pablo Oazen, ganhador do Masterchef Profissionais 2017, do Garagem (Juiz de Fora – MG), Artur Bestene, do Bar Old School (Belém – PA), e Fred Trindade, do Trindade (BH, MG).

No Espaço Conhecimento, os especialistas em gastronomia darão aulas e palestras em suas áreas. Participam, entre outros, Rafael Bruno, chef do Ponto X (Pedreiras, MA); Alexandre Barros, do Brasileirinho; Lorena Filgueiras e Bruna Garcia, da Doux Du Jour; Nazareno Alves e Eline Suane, do Point do Açaí; e Neide Rigo, nutricionista, autora do blog “Come-Se”, e fundadora da Pancnacity (SP).

Já no Espaço Interativo é para quem, além da teoria, também quer a aula prática, colocando a mão na massa e cozinhando junto aos chefs. Entre os nomes já confirmados estão Diego Ventura, Leonardo Modesto, Thiago Castanho e Daniela Martins.

Quem quiser aprender as receitas, terá um passo a passo completo naCozinha ao Vivo Ver o Peso – uma homenagem ao mais tradicional festival gastronômico da região, onde terá produção, preparo e venda de pratos diferenciados dos chefs convidados, como Eliana Ferreira (Boieira do Ver-o-Peso), Felipe Gemaque (2+1 Produções Gastronômicas), Ofir Oliveira (Sabor Selvagem), Ilca do Carmo e Paulo Anijar (Santa Chicória), Bel Coelho (Clandestino, SP), entre outros.

Uma novidade é a Cozinha ao Vivo Estação das Docas, onde os mais relevantes restaurantes que compõem o complexo gastronômico – principal polo de gastronomia de Belém – levarão seus chefs para apresentar pratos especialmente criados para o Festival. Estes mesmos petiscos estarão à venda nos respectivos restaurantes, exclusivamente no período do festival.

Os horários das atrações podem ser consultados no sitewww.farturabrasil.com.br, onde também estão disponibilizados receitas, histórias, vídeos e áudios das viagens da Expedição Fartura.

Artigo anteriorAdaptação escolar na Educação Infantil – por Jozimeire Stocco
Próximo artigoPrefeito de Manaus faz jogo contra empresários e rodoviários dos transportes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui