Estácio oferece atendimento gratuito para preenchimento da declaração do IR

O evento marca a comemoração do Dia do Enfermeiro (12 de Maio).

Cerca de 80 mil contribuintes do Amazonas já entregaram a declaração de Imposto de Renda 2017 (IR), ano base 2016, conforme o último balanço divulgado pela Receita Federal. Para ajudar quem ainda está às voltas com a documentação, a Faculdade Estácio inicia a partir da próxima segunda-feira (03), até o dia 28 de abril, uma jornada de atendimento, para preenchimento de IR. O serviço é gratuito e contará com a participação dos acadêmicos de Ciências Contábeis, sob a coordenação dos professores do curso.


O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 14h às 21h, na unidade da Estácio localizada na avenida Djalma Batista. O prazo para entrega da declaração do IR iniciou no dia 2 de março e encerra em 28 de abril.

A jornada de atendimento faz parte do projeto “Contribuinte em foco Estácio”, realizado desde 2014 pela instituição, em Manaus, com o objetivo de ajudar a comunidade. Segundo o coordenador do curso, Raimundo Costa, 30 alunos estarão envolvidos na atividade, durante todo o mês, ajudando no preenchimento e envio da declaração.

Raimundo Costa orienta que, antes de procurar ajuda para preencher a declaração, o contribuinte organize todos os documentos que comprovem despesas com educação, previdência, dependentes, saúde, salário de empregados domésticos e despesas de livro-caixa, no caso de profissionais autônomos.

São obrigadas a entregar a declaração de IR todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis, como salários ou recebimento de aluguel, superiores a R$ 28.123,91, no ano de 2016. Também devem declarar os contribuintes com rendimentos isentos não-tributáveis, como doações, poupança, letras de créditos.

De acordo com o coordenador, não há limite de dedução para gastos com saúde, como consultas médicas, tratamentos ou cirurgias. Porém, ao declarar, é preciso ter certeza de que é possível comprovar todas essas despesas, com recibos ou notas fiscais.

Faculdade Estácio/Foto: Divulgação

Se o contribuinte teve gastos relativos à educação, no ano passado, deve informar ao fisco, para o devido cálculo de restituição. Nas despesas com educação (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, englobando graduação e pós-graduação), o limite individual de dedução é de até R$ 3.561,50.

O coordenador ressalta que, quanto mais cedo os contribuintes enviarem a declaração, mais rapidamente recebem a restituição, caso tenham direito a ela. Os valores começam a ser pagos pelo governo em junho e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes de restituição.

Artigo anteriorMP-AM recebe apoio da UEA para divulgar pesquisa de cenários no interior
Próximo artigoAmazonas e Paraguai discutem fortalecimento de parques industriais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui