Estado antecipa projeto ‘Anjos da Saúde’ para atuação na pandemia

Foto: Israel Uchôa
Diante da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, o projeto Anjos da Saúde foi antecipado e inicia suas atividades nesta quarta-feira (15/04). Nos quatro principais prontos-socorros de Manaus: João Lucio Machado, Platão Araújo, 28 de Agosto e Delphina Aziz.
O projeto do Governo do Amazonas visa fortalecer os serviços de atendimento aos usuários da rede estadual, com vistas ao acolhimento e humanização.
Foi realizada ontem terça-feira (14), a reunião de alinhamento da coordenação do projeto. Com os diretores das unidades, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Com a participação da secretária Simone Papaiz e do diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Amazonas (Aades), Bráulio Lima.
De acordo com a secretária, o projeto vem se somar a uma série de outras ações de governo. Com o objetivo de fortalecer os serviços e foi antecipado por conta da covid-19.
“A implantação do projeto no contexto da epidemia do novo coronavírus será um reforço a mais para ajudar o governo a ofertar um atendimento mais qualificado a quem precisar”.
A equipe multiprofissional, com assistentes sociais, psicólogos e outras áreas, dará apoio no atendimento interno e nas tendas de triagem externa que estão sendo implantadas nas unidades para organizar o fluxo de pacientes na rede de saúde.
Eles atuarão 24 horas nas unidades de saúde, ouvindo diretamente dos usuários quais suas necessidades e dificuldades e informado a gestão superior para a tomada de decisões rápidas que possam melhorar o atendimento na ponta.
Simone Papaiz, que esteve à frente do processo de implantação do sistema de humanização na rede de São Paulo, afirma que a saúde de não se limita ao atendimento médico.
“É preciso estar na ponta monitorando para ver se o serviço está sendo bem prestado, se tem resolutividade para o cidadão. Esse projeto traz uma escuta qualificada por nos dar esse feedback dos usuários”, disse Simone Papaiz.
O Anjos da Saúde é um projeto com foco na humanização, mas tem como principal objetivo melhorar o atendimento ao usuário na ponta. Por meio do monitoramento dos atendimentos e dos serviços oferecidos nas unidades. O projeto tem a parceria da Aades, responsável pela contratação dos profissionais – psicólogo, técnico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, assistente social.

Artigo anteriorMeta de vacinação em idosos é superada na área rural
Próximo artigoPessoas em vulnerabilidade social recebem doações de alimentos do Governo do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui