
Depois de meses de investigação, no início de dezembro a Promotoria Geral da Espanha anunciou que apresentaria uma denúncia contra Shakira por fraude fiscal.
Essa semana, a colombiana voltou a se pronunciar sobre o caso com duras palavras. Shakira disse estar convencida de estar sendo usada como “bode expiatório para amedrontar os outros contribuintes”. O comunicado segue:
“Shakira pagou até o último euro exigido pela agência tributária e, por tanto, não deve nada ao Estado espanhol. (…) Ela colaborou com a agência e apresentou as informações necessárias de forma clara e transparente (…) e se ofereceu a depor e declinaram este direito fundamental.”
No processo, o Ministério Público da Espanha pede que a cantora seja mencionada como investigada. O órgão pede o pagamento de um valor referente à soma dos valores fraudados mais um terço de multa. Isso somaria aproximadamente 22 milhões de dólares.

Entenda a denúncia do fisco espanhol contra Shakira
A Procuradoria decidiu abrir as investigações no ano passado baseada em um informe emitido pela Agência Tributária, que alertava sobre fraude sobre renda de pessoa física (IRPF) entre 2011 e 2014.
Os dados apontam que a artista teria simulado o pagamento à Espanha, simulando que nos exercícios investigados residiu mais de seis meses por ano em outros países, quando era de conhecimento público sua relação com Gerard Piqué e a consequente vida em Barcelona.
Fonte: MSN