Estudantes criam aplicativo para gerenciar consumo de energia, em Universidade

Arthur e Jean(foto), Manuel e Rivail, desenvolveram o aplicativo/Foto: Divulgação

Quatro alunos finalistas do curso de Ciência da Computação, do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede internacional de universidades Laureate, desenvolveram um software para gerenciar o consumo de energia elétrica dos equipamentos das salas de aula.
Artur Júnior, Jean Santana, Manuel Silva e Rivail Santos, orientados pelos professores Orlewilson Bentes e Aurea Melo, desenvolveram o projeto “Automatização de controle de ar-condicionado”, que acabou sendo implantado também em lâmpadas, reduzindo ainda mais o consumo.


“A ideia surgiu porque eu e o Júnior trabalhamos na área de automação. Percebemos a necessidade de uma ferramenta assim e junto com algumas pesquisas na internet resolvemos criar o aplicativo”, destacou Jean Santana.

Arthur e Jean(foto), Manuel e Rivail, desenvolveram o aplicativo/Foto:  Divulgação
Artur e Jean(foto), Manuel e Rivail, desenvolveram o aplicativo/Foto: Divulgação

A programação do aplicativo possibilitará que o gestor, supervisor ou o responsável pelo controle dos equipamentos ligue ou desligue tudo de qualquer lugar, sem que um funcionário tenha que percorrer andar por andar.

Com a ferramenta, os profissionais contratados para o horário noturno não precisarão passar do horário de trabalho. “Hoje você tem um profissional exclusivo para que antes das aulas ele saia ligando todos os andares, sendo que toda vez é necessário ter o controle impresso de salas que não terão aula. Com esse aplicativo, o supervisor terá controle sobre o processo sem sair da sala de operações”, afirmou a professora Aurea Melo.

Com o aplicativo, o sistema de iluminação e refrigeração da unidade terá como ser acionado e automatizado pela internet. O sistema web se responsabilizará pelas solicitações encaminhadas pelo usuário que será recebido pelo Arduino Mega que irá processar e acionar os relés, assim executando as rotinas programadas.

A implantação do projeto será realizada dentro da instituição e os alunos serão acompanhados por responsáveis do setor de operações da UniNorte.

Artigo anteriorAjudante de pedreiro é assassinado a tiros, em lanchonete de Manaus
Próximo artigoA juventude mostra força: 300 escolas ocupadas só no Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui