Estudar para concursos públicos vale a pena?

Foto: Divulgação

Estabilidade, remuneração e jornadas menos exaustivas são atrativos dos cargos públicos

O desenvolvimento do Brasil sempre fez com que a carreira no serviço público fosse desejada por muitas pessoas. Os benefícios e vantagens são atraentes, e atualmente existem inúmeros concursos abertos em todo o país.

O esforço e a dedicação exigidos, as horas de estudo e possíveis reprovações fazem alguns desanimem. Por outro lado, a carreira pública é a opção mais estável durante crises econômicas. O fator mais importante para sua aprovação é sua motivação, dedicação e disciplina. Portanto, vale a pena estudar e se preparar previamente para a realização de concursos.

Elaborar um roteiro de estudos vai ajudar bastante, porque, para alcançar qualquer objetivo, é preciso estabelecer metas. Com o roteiro é possível elencar prioridades e otimizar o tempo, aproveitando cada minuto de maneira proveitosa e sem distrações.

Parece uma dica óbvia, mas muitos concurseiros acabam esquecendo da necessidade de praticar o que se está aprendendo, por isso, é preciso estudar as questões das provas passadas e dar preferência às provas da mesma banca do concurso que irá prestar.

Foto: Divulgação

Além disso, é recomendado tentar manter a calma quando se está perto de prestar as provas. Faça intervalos durante os estudos, pois descansar é tão importante quanto focar no aprendizado. A mente trabalha melhor quando você faz uma pausa a cada 25 minutos de estudo — experimente pausar por cinco minutos.

Uma boa técnica para fixar o conteúdo é escrevendo os principais tópicos do assunto, como um esquema com palavras-chaves que ajudam a lembrar a matéria.

E o fator mais importante é manter a motivação, por isso, é importante focar nos benefícios, como a estabilidade, a remuneração, jornadas menos exaustivas e a segurança ao longo dos anos. Uma boa tática para nunca desanimar é colar a lista de benefícios em frente ao seu local de estudos, visualizando seus objetivos e mantendo sua energia em busca da sua vaga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui