
Novas tempestades e tornados são esperados neste domingo (16) na região dos Grandes Lagos, perto da fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, após uma série de fenômenos climáticos extremos no Centro-Oeste e Sudeste dos EUA.
Pelo menos 34 pessoas morreram desde sexta-feira (14), quando tornados atingiram diversos estados, deixando destruição. Casas foram destruídas, escolas danificadas e caminhões derrubados pelos ventos fortes.

No Missouri, onde 12 pessoas morreram, o governador Mike Kehoe disse que o estado foi “devastado”, com 19 tornados afetando 25 condados. No Arkansas, três mortos e 29 feridos foram confirmados, enquanto em Kansas, uma tempestade de poeira causou um acidente com mais de 50 veículos, matando pelo menos 8 pessoas.
Mais de 100 incêndios florestais atingiram estados como Arkansas, Geórgia e Oklahoma, que declararam estado de emergência. Aproximadamente 250 mil residências e empresas estão sem eletricidade.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu alertas para mais tornados e inundações, descrevendo a situação como “particularmente perigosa” e advertindo sobre tornados “intensos a violentos”. O NWS orientou moradores a se abrigarem em estruturas resistentes até a passagem das tempestades.
Fonte: g1/Mundo