
Nesta sexta-feira (26), acontece XV Encontro de Manejadores de Pirarucu da Região do Médio e Alto Solimões. O objetivo do encontro é facilitar e fortalecer a comunicação entre os grupos locais, criando a oportunidade de planejamento, troca de informações com outros pescadores sobre projetos diversos, como de apoio à cadeia produtiva, políticas públicas e procedimentos operacionais relacionados ao manejo de pirarucu.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa da programação. Dentre as ações de apoio ao setor, está a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), operacionalizada pela Conab. Nos últimos 5 anos, a Companhia já executou mais de R$ 2 milhões de subvenção de pirarucu no Amazonas, o que corresponde a mais de 1 milhão de toneladas do produto e mais de mil extrativistas beneficiados.
A PGPMBio oferece uma subvenção a produtos extrativos quando é comprovada a venda no mercado por um valor inferior ao preço mínimo estipulado pelo governo federal. Atualmente, a Política contempla 17 produtos da sociobiodiversidade: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha natural, buriti, cacau, castanha do brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, umbu e pirarucu de manejo. A iniciativa visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, a permanência do homem na floresta e a garantia de renda, além de conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais.