
A Tuboaços da Amazônia, empresa conhecida por seu apoio aos atos golpistas em Manaus contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi anunciada como parceira oficial do CPAC Brasil 2024. O congresso, que segue o formato do evento conservador americano, é organizado pelo Instituto Conservador Liberal (ICL), liderado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de julho em Balneário Camboriú (SC).
Em comunicado enviado aos inscritos no evento, o ICL afirmou: “Como parceira oficial do CPAC Brasil 2024, a Tuboaços reafirma seu compromisso com o Brasil que nós almejamos e lutamos para construir.” O instituto expressou gratidão aos parceiros, destacando que a realização do evento seria impossível sem a participação ativa deles.
A Tuboaços da Amazônia, com sede em Manaus, já havia ganhado notoriedade por distribuir água e refrigerante aos manifestantes em frente ao Comando Militar da Amazônia em novembro de 2022. Vídeos divulgados pela Revista Cenarium mostraram o caminhão da empresa no local, com manifestantes agradecendo as doações.
Em 2022, a Tuboaços foi alvo do Ministério Público do Trabalho (MPT) após ser denunciada por coação eleitoral. A empresa assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), comprometendo-se a não induzir ou pressionar trabalhadores a participar de atividades políticas e a evitar propaganda político-partidária direcionada aos empregados. A companhia também foi acusada de propaganda eleitoral antecipada por instalar um outdoor com a imagem do então presidente Jair Bolsonaro em frente à sua sede, mas informou ter removido o outdoor voluntariamente.
Os sócios da Tuboaços, Fabiano Moreira Magalhães e Sergiani Costa de Alcântara, têm a empresa conhecida por comercializar e produzir tubos, conexões e aços. O apresentador de televisão Sikêra Júnior atua como garoto-propaganda da empresa. Em 2022, a Tuboaços patrocinou o documentário “Olavo tem razão, o filme”, sobre o filósofo autoproclamado Olavo de Carvalho.
Além da Tuboaços, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) também patrocinará o CPAC Brasil 2024. O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, foi apontado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro como um dos financiadores dos atos que resultaram na depredação dos prédios dos três poderes em Brasília, e a comissão sugeriu seu indiciamento.
A Aprosoja MT já tem uma longa parceria com o ICL e foi patrocinadora do CPAC nos últimos dois anos. Em 2022, a entidade financiou eventos regionais promovidos pelo instituto de Eduardo Bolsonaro.
O CPAC Brasil, promovido anualmente por Eduardo Bolsonaro desde 2019, é uma versão do maior evento conservador dos Estados Unidos. As edições anteriores contaram com a presença de lideranças da extrema direita dos EUA, América Latina e Europa. Para a edição deste ano, o evento deve receber o militante conservador, ator e modelo mexicano Eduardo Verástegui.
A Agência Pública procurou a Tuboaços e o ICL para comentários, mas não obteve retorno. Da mesma forma, a Aprosoja MT também não respondeu às solicitações de contato.
Fonte: msn