Evento literário fomenta cenário cultural em Manaus

Livraria Saraiva do Shopping Manauara/Foto: Divulgação

No próximo domingo (dia 16 de julho) será realizado no auditório da livraria Saraiva do Shopping Manauara, às 16h, o primeiro “Caboquinha (os) Literárias (os)”, evento sem fins lucrativos, organizado por leitores de Manaus, com o objetivo de incentivar a literatura nacional.


A pedagoga Ivany Silva, 38 anos, é uma das organizadoras do evento. Ela explica que a iniciativa surgiu em encontros realizados por um grupo de leitoras. “Nos conhecemos em um evento patrocinado por uma editora. A partir dali, criamos um grupo no whatsapp e começamos a trocar ideias. Esse evento é uma consequência disso e será o primeiro de muitos que pretendemos fazer”, afirma.

A necessidade de eventos literários locais foi a motivação inicial dos organizadores. “Temos poucos eventos voltados para a literatura em Manaus. Além disso, estamos longe do eixo Rio-São Paulo, o que dificulta também o contato com grandes ações literárias, como as bienais. Nosso sonho é mostrar que Manaus também tem um grande público leitor e, quem sabe um dia, ter a nossa própria Bienal. Queremos conquistar mais leitores, que venham participar conosco desse sonho. Afinal, incentivar a leitura é uma responsabilidade social de todos nós”, ressalta.

Livraria Saraiva do Shopping Manauara/Foto: Divulgação

Para tornar possível a realização do evento, o grupo entrou em contato com diversas editoras e autores independentes, convidando para participar da iniciativa. “Fomos bem recepcionados pela maioria das pessoas que procuramos. O que nos dá a certeza de que essa primeira edição será um sucesso. Teremos sorteios, brindes, brincadeiras, bate papo com alguns autores e uma míni palestra a cargo da escritora Luísa Aranha, que vai falar sobre autores nacionais e as plataformas digitais”, informa Ivany.

O grupo espera a presença de cerca de 50 pessoas no local. O evento é totalmente gratuito e não tem fins lucrativos. Está sendo custeado pelos membros do grupo, com o apoio das editoras Record, Pedrazul e Coerência e das escritoras independentes Ana Rita Cunha e Luísa Aranha, ambas residentes de Manaus e mais vários autores independentes em nível nacional.

 

Artigo anteriorEstado apoia associações e cooperativas em projeto de financiamento
Próximo artigoRelator lê parecer de denúncia contra Temer na CCJ da Câmara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui