
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, divulgou um vídeo nas redes sociais denunciando um ataque a tiros contra seu carro. Aos 65 anos, ele foi presidente por três mandatos, de 2006 a 2019. No vídeo, aparecem marcas de tiros no veículo e o motorista ferido na cabeça e no peito. Morales afirmou que pelo menos 14 tiros foram disparados, mas não houve mortes.
Ele alertou sobre o ataque e pediu mobilização aos camponeses, afirmando que o governo planejou sua morte. Os atiradores, encapuzados e em dois veículos, interceptaram seu carro. Uma bala passou a centímetros de sua cabeça.
Assista:
Esse ataque ocorre em um momento conturbado na Bolívia, onde Morales enfrentou uma investigação por abuso de menor e alegações de ser vítima de perseguição. Durante bloqueios de estradas feitos por seus apoiadores, houve confrontos com a polícia. O vice-ministro da segurança, Roberto Rios, negou qualquer operação para prender Morales e questionou a veracidade do atentado.
Os camponeses pretendem continuar os bloqueios, que já resultaram em mais de dez feridos, sendo os tiros contra Morales a primeira tentativa de atentado.
Fonte: Veja