Ex-aluna indígena da UEA receberá homenagem no Maranhão

Eronilde Fermin é da etnia kambena e egressa do Programa Proind da UEA.

A indígena da etnia kambena e egressa do Programa de Pedagogia Intercultural Indígena (Proind) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Eronilde Fermin, será agraciada na “Homenagem Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos”. O evento será realizado no próximo dia 3 de outubro, em São Luís (MA). A iniciativa visa reconhecer a trajetória e atuação de professores (as) de escolas públicas e educadores (as) populares com relevante papel na Educação e Direitos Humanos.
Eronilde é professora de Ensino Fundamental da Escola Lambema Kana Ykwa da comunidade São Tomás, zona Rural do município de São Paulo de Olivença, a 1.235 km de Manaus. Para a professora, receber a homenagem será o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na comunidade indígena, além de promover a visibilidade do trabalho em prol de uma educação diferenciada para os indígenas. “Fico muito grata pela homenagem e agradecida em nome do meu povo. Obrigado aos professores da UEA que me ajudaram, principalmente ao professor Leonardo Peixoto, que foi quem me inscreveu para a homenagem”, disse Eronilde.


Eronilde Fermin é da etnia kambena e egressa do Programa Proind da UEA.

Perfil

Eronildes é cacique Kambeba, formada no curso de Pedagogia Intercultural Indígena da UEA e tem lutado para garantir a preservação da história, da cultura, da terra e do povo Kambeba. Foi coordenadora das escolas e dos professores kambebas, junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo de Olivença no período de 2011 a 2015. Além do trabalho desenvolvido na coordenadoria, é uma referência para os demais indígenas kambebas da região.

Artigo anteriorPerseguição policial termina em capotamento de carros
Próximo artigoHospital de Itacoatiara tem gastos exagerado com alimentação, diz vereador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui