Ex-CEO das Lojas Americanas é preso em Madri

Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas — Foto: Reprodução

O ex-CEO das Lojas Americanas, Miguel Gutierrez, foi preso nesta sexta-feira (28) em Madri, conforme anunciado pelo Blog da Malu Gaspar do jornal O Globo. A prisão ocorreu após a Polícia Federal brasileira deflagrar a Operação Disclosure na quinta-feira, que investiga fraudes contábeis que teriam alcançado R$ 25 bilhões na empresa.


Além de Gutierrez, mandados de prisão foram expedidos contra Anna Christina Ramos Saicali, diretora da empresa, que continua foragida. Ambos os nomes foram incluídos na lista da Interpol.

Gutierrez vive na Espanha desde janeiro de 2023, quando estourou o escândalo na Americanas. O Ministério Público Federal brasileiro está buscando sua extradição, acusando-o de manipular os balanços financeiros para inflar artificialmente o valor das ações da empresa na bolsa brasileira, a B3.

A investigação revelou que Gutierrez solicitava os balanços financeiros fraudulentos em pen drives para evitar rastreamento. Ele também teria criado um esquema societário complexo, envolvendo remessas de valores para offshores em paraísos fiscais.

Autoridades brasileiras e portuguesas estão colaborando para localizar Saicali, que se suspeita estar em Portugal.

Fonte: g1

Artigo anteriorFesta dos Visitantes no Bumbódromo é sucesso absoluto pelo segundo ano consecutivo
Próximo artigoKP.3: o que se sabemos até agora sobre a nova variante da Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui