Ex-Williams: ‘Sempre sentirei responsabilidade pela morte de Senna’

Adrian Newey/Foto: Divulgação

Adrian Newey tinha 36 anos em 1994 e era um dos projetistas da equipe Williams de Formula 1. Ele foi um dos profissionais envolvidos no desenho do carro daquele ano e acredita ser um dos responsáveis pela morte de Ayrton Senna, ocorrida após forte batida na curva Tamburello, em Imola, na Itália.


Em sua autobiografia – “Como construir um carro” – o britânico relembra o episódio: “Eu era um dos oficiais seniores em uma equipe que fez o design de um carro no qual um grande homem morreu. Eu sempre sentirei um grau de responsabilidade pela morte de Ayrton, mas não culpa”, escreveu.

Adrian Newey/Foto: Divulgação

Newey também menciona a coluna central da direção daquela Williams, supostamente a causadora do acidente.
“Não importa se essa coluna de direção causou o acidente ou não. É impossível esquecer que o eixo era uma peça mal desenhada, que nunca deveria ser permitida em um carro”.

“O que eu sinto a maior culpa é sobre o fato de eu ferrar a aerodinâmica do carro. Eu estraguei a transição da suspensão ativa para o passivo e projetei um carro que era aerodinamicamente instável. Ayrton tentou fazer coisas que o carro não era capaz de fazer.”

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigo anteriorA Explosiva Multiplicação Celular no Sistema Nervoso Embrionário – por Max Diniz Cruzeiro
Próximo artigoVespa vira elétrica e chega às lojas em 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui