Exames de imagem contribuem para diagnóstico precoce de doenças

Foto: Divulgação/istock

Diagnósticos precoces são parte fundamental da medicina preventiva e facilitam bastante tratamento de diversas doenças


Muito se fala sobre a importância da medicina preventiva e dos check-ups regulares – exames de rotina necessários para verificarmos como está nossa saúde. Existem diversos tipos de doenças graves que se manifestam e evoluem silenciosamente, apresentando sintomas somente quando já estão em um estágio avançado e mais complicado de ser tratado. Por isso essa prevenção é tão importante, pois, quanto mais cedo diagnosticarmos essas doenças, mais fácil será o tratamento e maiores serão as chances de cura.

Quando falamos em exames de rotina, logo pensamos nos mais básicos, como exame de sangue, colesterol, triglicerídeos, entre outros, mas os exames de imagem também desempenham um papel importante na medicina preventiva. Eles abrangem uma grande variedade de procedimentos como tomografias, ultrassonografias, radiografias e outras opções que utilizam equipamentos altamente tecnológicos, todos com a finalidade de poder ver com mais clareza o corpo como um todo, incluindo ossos e órgãos.

Quem costuma requisitar esses exames é o próprio médico, em caso de suspeita de alguma doença específica, então os exames de imagem geralmente complementam os demais. Sendo assim, dificilmente são solicitados quando o paciente já apresenta resultados satisfatórios nos procedimentos básicos, mas, quando acontece, também não significa que o paciente está doente. É apenas uma forma de garantir que não tem nada evoluindo silenciosamente no organismo.

A variedade de doenças possíveis de se diagnosticar com exames de imagem é grande, incluindo nódulos na tireoide ou na mama, qualquer tipo de tumores benignos ou malignos, aneurismas, doenças pulmonares e outras enfermidades. Muitas dessas complicações podem não ter cura, então quanto mais cedo forem diagnosticadas, melhor para o paciente, pois é possível iniciar o tratamento em um estágio inicial e impedir a evolução do quadro.

Por esse motivo, os profissionais especializados em um curso de radiologia também desempenham um papel importante em todo esse processo de medicina preventiva, pois são os únicos qualificados para manejar esses equipamentos e utilizá-los de uma forma que não coloque a saúde do paciente em risco, já que todos eles possuem níveis de radiação variados. Por isso, precisam ser utilizados com cautela e seguindo diversos protocolos de segurança.

Dito isso, procure sempre realizar uma boa diversidade de exames em seus check-ups anuais, pois cada um deles faz toda a diferença em diagnósticos precoces e, consequentemente, na promoção da qualidade de vida.

Artigo anteriorExpoagro 2021 impulsiona recuperação econômica do setor primário
Próximo artigoBares construídos em calçada ao lado de delegacia são demolidos no Tancredo Neves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui