Exercícios físicos potencializados trazem diversas vantagens para saúde e bem-estar; confira

Foto: Divulgação/istock

Novos estudos da área estão possibilitando otimização das atividades para melhor desempenho dos atletas e concedendo a eles mais benefícios; saiba como


Não é à toa que a prática de atividades físicas é tão indicada por profissionais da saúde e educadores físicos, pois elas proporcionam uma série de benefícios que ainda estão sendo descobertos. Com o avanço da tecnologia e a possibilidade de aprofundamento das análises, os estudos estão sendo cada vez mais aprimorados.

Esse é o caso de pesquisas como a realizada pela doutoranda Vanessa Azevedo Voltarelli, por meio do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular do Exercício, de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, foi possível observar que as alterações celulares positivas para o organismo acontecem desde a primeira sessão dos exercícios aeróbicos. Antes, o conceito era de que somente o treinamento a longo prazo conseguia ligar hormônios específicos com as células dos músculos, gerando resultados imediatos.

Descobertas como essa ampliam o conhecimento dos profissionais, que absorvem da ciência a base para melhorar os treinamentos. Dessa maneira, é possível traçar objetivos com o foco mais certeiro, para potencializar o aproveitamento das atividades físicas e o desempenho obtido pelos praticantes.

E, na prática, quais são os efeitos?

Se a otimização das atividades físicas já rende uma série de benefícios, aliada ao consumo de suplementos alimentares que fornecem os nutrientes, capazes de intensificar os resultados para quem mantém o corpo ativo, como, por exemplo, o BCAA, faz com que os resultados sejam ainda mais expressivos, especialmente com o acompanhamento médico ou com nutricionista.

Entre os efeitos da prática regular, estão o aumento do bem-estar e da disposição, por conta da maior liberação de endorfina, bem como a regulação do sono e, consequentemente, a redução do estresse e da ansiedade. Há também a promoção da saúde, por meio da diminuição das chances de desenvolver obesidade e o equilíbrio do colesterol “bom e ruim”.

Além disso, a potencialização dos treinamentos também indica quais são as atividades mais adequadas para cada corpo, promovendo a flexibilidade e o fortalecimento da musculatura. Esses fatores garantem maior segurança para os exercícios, pois minimiza-se o risco de lesões e dores musculares que podem surgir com a prática incorreta.

Inclusive, o receio de sofrer com o início das atividades físicas é bastante comum e faz com que muitas pessoas permaneçam no sedentarismo, sem conseguir adotar um estilo de vida mais saudável. Mas, com acompanhamento profissional, você também pode ter acesso a esses benefícios, realizando corretamente os exercícios aeróbicos ou de musculatura, pilates, entre outros.

Artigo anteriorNa Compensa homem é executado por criminosos em moto
Próximo artigoEmpresa vai tirar R$ 2,8 milhões dos cofres de Tapauá com 50 itens de informática

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui