Exposição ‘Bonecos do Japão’ homenageia 120 anos do Tratado da Amizade

Expo " Bonecos do Japão", no Palácio da Justiça
Expo " Bonecos do Japão", no Palácio da Justiça
Expo ” Bonecos do Japão”, no Palácio da Justiça’/Foto: Mikio Kurokawa

Uma das principais formas de arte e cultura do Japão será exibida em Manaus, a partir do dia 7 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com a exposição “Bonecos do Japão”, em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
A mostra terá entrada gratuita e seguirá até o dia 26 de maio. No espaço, serão expostos 72 bonecos japoneses, produzidos exclusivamente para retratar a cultura e estilo de vida do país do Oriente. A exposição é uma parceria entre o Governo do Amazonas/Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Japão e Consulado Geral do Japão em Manaus. No Brasil, a mostra será exibida com exclusividade em Manaus e já passou por vários países como África do Sul, Chile e Argentina. De Manaus, a exposição seguirá para a Cidade do Panamá, no Panamá.


“Essa é apenas a primeira atividade que o Governo do Amazonas está realizando em comemoração aos 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Já estão agendadas diversas ações a serem realizadas até o final deste ano”, afirmou o governador do Amazonas, José Melo.

A mostra é dividida em 12 categorias e os bonecos apresentam um panorama da produção japonesa de bonecos na atualidade. Diferente da maneira que é tratada nos países ocidentais, a produção de bonecos no Japão não é exclusividade apenas de crianças e colecionadores, mas retrata a representatividade que aquele país tem no artesanato.

A imigração japonesa no Amazonas começou por volta de 1930, quando os primeiros japoneses e seus descendentes vieram para a região. “Os japoneses têm importante influência na formação do Estado. Atualmente, pelo menos 5 mil – entre nascidos e descendentes – estão na região, influenciando o amazonense com sua alimentação, arte e cultura. A exposição é uma maneira de integrar ainda mais esses dois povos”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Os bonecos expostos representarão algumas das mais importantes tradições japonesas, como O Festival das Meninas (Hina Ningyo), Bonecos do Teatro Nô (Noh Ningyo), Raquetes com pinturas em relevo (Oshie Hagoita) e Bonecos de Madeira Vestidos com Quimono (Oshie Hagoita), para citar alguns.

Muitas destas peças em exposição trazem consigo histórias da cultura milenar japonesa. É o caso de Hina Ningyo, que fazem reverência à felicidade de suas jovens filhas, ou dos Gogatsu Ningyo, a versão masculina, nas quais os bonecos são vestidos de armaduras de guerreiros em analogia à saúde e força de seus filhos. Outro destaque são as peças retratando atores no Teatro Nô, teatro dramático que teve origem no período Muromachi (1338-1573). Os bonecos, assim como os atores, vestem máscaras e figurinos elaborados.

Artigo anteriorAmazonense quebra a barreira dos 30 km e faz história no ‘Challenge’
Próximo artigoGreve é sempre para prejudicar(Por Pedro Cardoso da Costa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui