Exposição celebra o futebol de várzea, durante Olimpíadas em Manaus

Exposição mostra o futebol de várzea/Foto: Divulgação
Exposição mostra o futebol de várzea/Foto: Divulgação
                                  Exposição mostra o futebol de várzea/Foto: Divulgação

Uma exposição que revela a origem do esporte que é a cara do Brasil, o futebol, vai comemorar os Jogos Olímpicos em Manaus, na Galeria Itinerante Manoel Borges. “Pé de Moleque” será relançada amanhã, sexta-feira (05), com previsão de encerramento no final de novembro deste ano, na galeria itinerante, dentro do Centro Cultural Largo de São Sebastião, no Centro.
No período olímpico, de 05 a 10/08, a exposição ficará aberta ao público das 17h30 às 19h30, e terá o horário normalizado com o término do evento, de 09h00 às 16h00, de terça à sexta-feira. Quem a assina é o fotógrafo venezuelano Carlos Navarro, que vive há 43 anos em Manaus, com 12 exposições na cidade, com o apoio da SEC, e ainda possui trabalhos expostos no Congresso Nacional.


Com 30 imagens, “Pé de Moleque” tem a curadoria do artista plástico Jandr Reis e mostra o futebol praticado nos quintais, nos campos de várzea, nas ruas, enfim, o lazer das populações mais humildes do Brasil, com enfoque nas regiões Norte e Nordeste.

De acordo com Carlos Navarro, a exposição já foi apresentada ao público, em menor proporção no ano de 2014, na Casa das Artes.  Agora, o artista fez uma nova seleção do trabalho que estava guardado e que possui imagens das “peladas” de Manaus, Novo Ayrão, Manacapuru, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Iranduba e Presidente Figueiredo, além de cidades do Nordeste como Recife, Natal, Paraíba, Pará e Maranhão.

Navarro tem na fotografia um instrumento de informação e educação. “Dentro da fotografia, me considero apenas um técnico que converte a imagem em informação, conhecimento. Quero mostrar, com este trabalho, como a população humilde se diverte, pegando vários enfoques deste esporte que diverte e transforma a vida dos brasileiros”, declarou.

As fotografia de Navarro revelam os segredos do futebol de várzea/Foto: Divulgação
   As fotografia de Navarro retratam os segredos do futebol de várzea/Foto: Divulgação
Artigo anteriorSem chuva há quase 1 mês, Rio Acre chega a 1,41 metro em Rio Branco
Próximo artigoSérgio Moro vai à Câmara e fala sobre projeto anticorrupção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui