Exposição de peças típicas, no Amazonas Shopping

Feira artesanato Paquistão/Foto: Divulgação

O Amazonas Shopping está recebendo, até o dia 15 de março, a Feira Volta ao Mundo, com exposição de artesanatos originais e tradicionais de 10 países – Índia, Turquia, Indonésia, Paquistão, Egito, Líbano, Rússia, Ucrânia, Bolívia e Brasil. A Feira, que iniciou na última sexta-feira (23), está instalada na Praça Central do shopping, funcionando de 10h às 22h.


A Feira Volta ao Mundo é considerado o mais importante evento do setor de artesanatos internacionais. A exposição é itinerante e, nesse período, além de Manaus, está também acontecendo no Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Maranhão.

Feira artesanato Paquistão/Foto: Divulgação

Segundo Carmen Fernandes, organizadora do evento, o ponto forte da Feira é a apurada seleção dos produtos expostos, que são em sua totalidade trazidos por comunidades de artesãos ou representantes nativos de seus países de origem. Carmen diz que as peças são produzidas com matérias-primas como madeira, cerâmica, tecido e metal e servem às mais diferentes utilidades, como decoração, vestuário e mobiliário.

Carmen ressalta que a Feira cumpre um papel importante, ao possibilitar um intercâmbio cultural entre os povos. Entre os produtos em exposição, estão mais de 50 modelos diferentes de pratos, travessas e tigelas feitos em vidro, cujas bases jateadas (decoração feita a partir de jatos de areia que incidem em moldes vazados, formando figuras em vidros ou pedras) realçam o trabalho de pintura manual feito no interior da peça.

Feira artesanto Indonesia/Foto: Divulgação

Do Paquistão, tem peças artesanais tradicionais feitas em madeira rosewood. Dentre elas, uma tábua de servir pizza que transforma-se facilmente, de forma engenhosa, em fruteira ou centro de mesa. Também estão à venda no evento ânforas e vasos feitos com uma liga metálica de estanho e cobre, inteiramente marchetados e pintados à mão.

Da região de Cusco e Machu Pichu, no Peru, estão em exposição bonecas típicas, feitas com tecido e lã, e os espelhos em forma de sol, além de outros artesanatos do país.

Artigo anteriorVerdades Inconvenientes – por André de Almeida
Próximo artigoInscrições abertas para o Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui