Exposição histórica do cineasta Silvino Santos, no Paço a Liberdade, em Manaus

Fotografias do cineasta luso-brasileiro/Foto: Arquivo
Fotografias do cineasta luso-brasileiro/Foto: Arquivo
Fotografias do cineasta luso-brasileiro/Foto: Arquivo
Fotografias serão expostas/Foto: Arquivo
Fotografias serão expostas/Foto: Arquivo

Como parte da programação em homenagem aos 345 anos de Manaus, o Paço da Liberdade, no Centro Histórico, receberá na próxima quarta-feira (08), a exposição “Silvino Santos no Putamayo”, que traz uma série de fotografias do luso-brasileiro sobre um documentário de um seringal na Amazônia Peruana, com abertura será às 19h00 com a presença de historiadores peruanos e especialistas da área.

A exposição será promovida da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e dramatiza a história do seringalista peruano Júlio Cesar Arana, um dos grandes empresários que enriqueceram com o comércio da borracha à custa do massacre e dizimação de tribos indígenas da Amazônia.


Na noite de abertura da exposição haverá o lançamento do álbum “Viaje de la Comisión Consular al Río Putumayo y Afluentes – Agosto à Octubre 1912”, dos pesquisadores Alberto Chirif, Manuel Cornejo Chaparro e Juan De La Sierra Torroba, ambos especialistas peruanos que participam especialmente da exposição. O álbum é composto por 187 fotos tiradas por Silvino Santos e de outros autores desconhecidos no Rio Putumayo.

O diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, lembra que o circuito cultural do Paço é apenas uma das atividades preparadas pela fundação em comemoração aos 345 anos da cidade. “O mês de outubro será intenso no que se refere ao setor artístico-cultural e começaremos por esta exposição de mais de 100 anos do célebre Silvino Santos. Vamos divulgar a programação completa em breve, com muitas novidades”.

A atividade no espaço continua na quarta-feira, 9, às 16h30, com a mesa redonda “Os Massacres do Putumayo”, coordenada pelo escritor amazonense Márcio Souza e pelos pesquisadores peruanos Alberto Chirif, Manuel Cornejo Chaparro e Juan De La Sierra Torroba. Às 18h30 haverá a exibição do filme “El Sócio de Dios”, que relata a história de J.C. Arana. A mostra ficará aberta ao público até o final de outubro.

O circuito cultural do Paço da Liberdade será realizado em parceria com Núcleo de Antropologia Visual (Navi), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Conselho Municipal de Cultura (Comcultura). Confira a programação completa de abertura:

Artigo anteriorInauguradas novas instalações do Hospital Geraldo da Rocha, referência em hanseníase
Próximo artigoEmissão de Carteira de Identidade poderá ser feita no PAC Cidade Leste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui