

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) prorroga, até sexta-feira (23), a exposição “Tecnologias sociais”, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no Espaço de Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, piso G3, iniciada no dia 08.
O Ecam dá visibilidades a projetos e trabalhos que mostrem preocupação com o meio ambiente e sempre realiza exposições com instituições parceiras.
A exposição trata de inovações científicas desenvolvidas por pesquisadores do Inpa, retratadas em formas de banner e folders explicativos, sobre as diversas tecnologias criadas para atender às demandas da sociedade. Entre elas se destacam projetos que tratam do acesso à água de qualidade, criação de peixes em canais de igarapé, desinfecção da água com ultravioleta e prevenção de doenças como dengue, zika, e febre chikungunya.
O portfólio do Inpa também inclui a criação de papéis alternativos feito com fibras amazônicas, uso do óleo de buriti para a indústria de cosméticos, processamento de pescados para o aproveitamento integral, produtos verdes para a construção civil, moradias sustentáveis ecológicas, uso do cravo-da-índia para combater o mosquito da dengue, entre outros.
Espaço Ecam
Coordenado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), o Espaço ECAM, está localizado no piso Açaí (G3) do Manauara Shopping, e foi criado como um importante difusor da cidadania ambiental. O espaço funciona de segunda a sexta-feira.