
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram, ontem domingo (2), uma aeronave vinda do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro. A operação ocorreu a 80 km de Manaus, em uma pista de terra.
O avião, um EMB-810 Seneca (PT-RFU), foi detectado pelo Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) e interceptado pelas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além das plataformas orbitais.

Por volta das 10h (horário de Brasília), seguindo protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), o piloto fez um pouso forçado, colidiu com árvores e incendiou a aeronave antes de decolar. A PF acredita que os 500 kg de drogas foram destruídos.
A ação integrou a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), contra crimes na fronteira.
Fonte: g1/Amazonas