Fábrica de Ideias gera expectativa entre a população de Maués

complexo está localizado no endereço da antiga Biblioteca Almir Gomes de Almeida/Foto: Divulgação

Telas de notebook que são janelas para o mundo. Sons, imagens e letras que contam histórias e satisfazem a curiosidade. Tudo isso é novidade para a estudante Ivellyne Pereira, de 13 anos. Até conhecer o Complexo de Arte e Educação Fábrica de Ideias, inaugurado no último sábado (23), a jovem de Maués, a 268 quilômetros de Manaus, nunca tinha entrado em uma biblioteca. “Achei o espaço bem interessante! Eu nunca tinha entrado em uma biblioteca antes. Agora, vou ter acesso a todos esses livros que, com certeza, vão me ajudar a tirar boas notas na escola”, diz com empolgação.


O local é especial, não apenas por abrir um canal de conhecimento entre a população da Terra do Guaraná e o mundo, mas por ser o primeiro no interior do Estado do Amazonas com a proposta de promover a educação de crianças e jovens através da cultura e da arte, e por abrigar a maior biblioteca digital fora da capital, com acervo de mais de 1,3 milhão de itens entre livros, imagens, mapas e vasto material de pesquisa acadêmica.

Complexo de Arte e Educação Fábrica de Ideias é o primeiro no interior do Amazonas/Foto: Divulgação

Além disso,  o complexo está localizado no endereço da antiga Biblioteca Almir Gomes de Almeida, na rua Boa Vista, bairro Ramalho Júnior, que agora é guardada com nostalgia na memória de mauesenses como a cantora Karine Aguiar, que atualmente mora em São Paulo onde faz doutorado em musicologia, de passagem pela cidade visitou o local. “Eu achei fantástica a ideia de revitalizar a [antiga] biblioteca que frequentei em outros tempos. Com esse novo formato, com acesso à internet, o espaço vai contribuir muito para o desenvolvimento cultural e intelectual da cidade. E, realmente, Maués merecia há muito tempo um espaço como esse. A gestão está de parabéns”, avalia.

complexo está localizado no endereço da antiga Biblioteca Almir Gomes de Almeida/Foto: Divulgação

O imóvel foi revitalizado pela Prefeitura de Maués com recursos próprios e agora dispõe de intranet, dez baias com notebooks, mesas, pufes e salas para cursos. O acervo da biblioteca digital e os violões que serão usados nas aulas de música, foram garantidos pelo Executivo Municipal através de um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-AM). Com a nova estrutura, a capacidade de atendimento ao público foi triplicada e agora pode chegar a dois mil por mês.

O acervo da biblioteca digital e os violões que serão usados nas aulas de música, foram garantidos pelo Executivo Municipal/Foto: Divulgação

“A gestão do prefeito Júnior Leite está inovando trazendo a biblioteca digital para o município, que é muito mais efetiva, atualizada e atraente para os jovens, pois estão mais acostumados com a tecnologia”, comemora a secretária municipal de cultura e turismo, Ellen Mendonça.

Outro artista ilustre da Terra do Guaraná, o cantor Barrô, também aprovou a criação do complexo. “Achei o local maravilhoso! Maués estava precisando dessa inovação tecnológica. Quem ganha com isso é a nossa população, as nossas crianças, o nosso povo, assim como as pessoas que vêm de fora para conhecer a nossa cultura e a nossa história. Estão todos de parabéns”, elogia.

Espaço promove acesso à cultura e informação/Foto: Divulgação

A possibilidade de um futuro melhor através do conhecimento e da cultura também enche de esperança a estudante Camile Rackel Barbosa, de 15 anos, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio em uma escola estadual da cidade. Ela tem a expectativa de a Fábrica de Ideias impacte positivamente os jovens de Maués. “Acho que o espaço vai mudar a situação dos jovens de Maués que estão no mundo das drogas, porque vai atraí-los e, quando eles virem que tem novidade na cidade, vão ficar curiosos e querer saber o que tem aqui”, avalia.

Quem vai ao complexo tem acesso gratuito a espaço individualizado e coletivo de estudos e pesquisa, área para palestras, leitura e contação de histórias. “O aluno que vem ao local recebe uma senha para usar o sistema apenas para pesquisa, pois a rede interna não dá acesso a redes sociais e outros sites. Todo o acervo de livros acadêmicos, paradidáticos, infantis, títulos amazônicos e clássicos está à disposição do público, que são alunos da rede municipal e estadual de ensino, universitários e até crianças”, explica Ellen.

Em breve, serão realizados os primeiros cursos de violão e iniciação musical. “A Fábrica de Ideias será um local de convergência de crianças e jovens até no espaço externo, pois agora temos ao lado do prédio uma pracinha revitalizada, com iluminação em led e mobiliário de concreto e, em breve, a parede externa do prédio receberá uma pintura em grafite. Tudo isso impactará de forma positiva a população de Maués, principalmente os jovens”, completa a secretária.

Artigo anteriorSenado pode aprovar Lei que regula rescisão contratual de imóveis
Próximo artigoDatena confirma candidatura ao Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui