Faixa azul gera mais de 30 multas em uma hora

Um dos questionamentos dos usuários é sobre a multa aos motoristas dos ônibus adaptados que usam as demais faixas da avenida – foto: Ione Moreno
Um dos questionamentos dos usuários é sobre a multa aos motoristas dos ônibus adaptados que usam as demais faixas da avenida – foto: Ione Moreno
Um dos questionamentos dos usuários é sobre a multa aos motoristas dos ônibus adaptados que usam as demais faixas da avenida – foto: Ione Moreno

Com o funcionamento da faixa azul na semana passada, a constante fiscalização na avenida Constantino Nery,continua a gerar multas. Na manhã de ontem, no trecho entre o a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a arena da Amazônia, o agente de trânsito autuou mais de 30 veículos, em apenas uma hora, que persistem utilizar a faixa exclusiva para os ônibus do Bus Rapid System (BRS). O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), disse que deve esperar completar uma semana da restrição para divulgar um balanço geral de autuações.


O agente de trânsito que expediu as multas, o Rodson Andrade, informou que no primeiro dia de fiscalização, só no período matutino no mesmo trecho, expediu mais de 80 autuações. “O número de carros autuados tem diminuído, esperamos que a população realmente respeite a legislação e com o tempo não precisa da presença constante da fiscalização”, disse.

Para Rodson o projeto é viável, porém precisa passar por algumas adequações para que todos os ônibus utilizem a faixa azul. Segundo ele, ter duas vias para utilização de ônibus de uma forma atrapalha o trânsito.
“O ideial seria readequar todos os ônibus para que tenham suas portas do lado esquerdo e utilizem somente a faixa azul, pois os BRS passam em tempo alternativo e não deve atrapalhar essas linhas”, explicou.

Multa para ônibus

Um dos questionamentos dos usuários é sobre a multa aos motoristas dos ônibus adaptados que usam as demais faixas da avenida. Por este motivo, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, informou que a partir de hoje caso os motoristas dos ônibus que devem utilizar a faixa azul continue a transitar nas demais faixas da Constantino, os agentes de trânsito caso flagrem essa atitude deve expedir multas administrativas para as empresas dos coletivos.

A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) explicou que a multa administrativa está estipulada em 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 4.189.

Além da fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a população também pode denunciar o descumprimento às normas do BRS por meio do SAC SMTU (118) ou pelos telefones (92) 3632-2115 ou e 3632-2116. Para isso, é preciso anotar no número de ordem do ônibus e a linha a que ele pertence.

Na manhã de ontem, o trânsito pela Constantino fluiu melhor que nos outros dias de funcionamento do novo sitema. O único trecho que continua congestionar é próximo ao shopping Millennium até a entrada do São Jorge, Zona Leste.

 

Fonte: EMTEMPO

Artigo anteriorPassageiro morre após passar mal em voo da GOL São Paulo-Maranhão
Próximo artigoSSP-AM registra redução 54% de crimes no Centro de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui