Falta transparência e vontade política para enfrentar a seca no Amazonas, aponta a deputada Mayra Dias

O que sobrou do rio, virou uma pequena lagoa - no detalhe, a deputada Mayra Dias foto: recorte/montagem

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) acompanha de perto a estiagem, que já afeta milhares de ribeirinhos no interior do Amazonas


Preocupada com a crise, a deputada Mayra Dias apresentou dois requerimentos à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), buscando ações concretas e transparência por parte do Governo do Estado.

No Requerimento nº 3120/2024, a deputada solicita ao governador Wilson Lima (UB) informações sobre as medidas adotadas para enfrentar a seca, mas falta vontade política para isso. O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alerta que a estiagem atual pode ser uma das piores já registradas, colocando em risco a população ribeirinha.

O documento pede um plano de adaptação urgente para proteger as famílias vulneráveis.

Já no Requerimento nº 3164/2024, Mayra Dias também solicita a prestação de contas dos recursos fornecidos pelo Unicef para mitigar os impactos da seca. A parlamentar pede detalhes sobre a distribuição de filtros de barro, bombas solares e reservatórios de água nas comunidades afetadas, além de um plano de ação emergencial e de longo prazo.

Mayra Dias destaca que a prestação de contas é fundamental para restaurar a confiança da população e que medidas sustentáveis são essenciais para enfrentar a crise climática.

As iniciativas reforçam o compromisso da deputada com as populações mais vulneráveis e com a transparência na gestão pública.

Artigo anteriorLeis de Roberto Cidade destacam a importância da saúde mental
Próximo artigoBarcos e balsas encalham com frequência no rio Madeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui