Fapeam empossa Membros do Conselho Superior

Foto: Fapeam empossa Membros do Conselho Superior

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou, na última quinta-feira (23/11), na sede da instituição, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, solenidade de posse dos 10 membros do Conselho Superior da Fapeam para o biênio 2017/2019. Na ocasião, ocorreu ainda reunião ordinária do Conselho, que tem como principal finalidade promover a perfeita funcionalidade da fundação, prezando pelo amparo à pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e ações de apoio à inovação no Estado do Amazonas.

O secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Estevão Monteiro de Paula, assumiu o posto de presidente do Conselho Superior da Fapeam. Os demais membros são: Adalberto Luís Val (Inpa); Arlindo Pires Lopes (UEA); Celso Paulo de Azevedo (Embrapa); José Pinheiro de Queiroz Neto (Ifam); Maria das Graças Costa Alecrim (FMT-HVD); Muni Lourenço Silva Júnior (Faea); Spartaco Astolfi Filho (Ufam); Vicente de Paulo Queiroz Nogueira (UEA) e Wilson Luis Buzato Périco (Cieam).

As funções dos membros do Conselho Superior não serão renumeradas, sendo consideradas como prestação de serviço público relevante ao Estado do Amazonas. “Trata-se de um conselho de trabalho formado para debater e orientar as importantes missões da Fapeam”, destacou o presidente do Conselho, Estevão Monteiro de Paula.

Foto: Fapeam empossa Membros do Conselho Superior

Adequação – Durante a reunião ordinária, o diretor-presidente da Fapeam, René Levy Aguiar, falou sobre algumas das mudanças implementadas de 2015 até 2017, destacando a alteração feita na legislação da Fapeam, adequando-a ao novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado no início de 2016.

“No mesmo ano, iniciou estudos para incluir tópicos que pudessem ter interesses à comunidade científica e ao Governo do Estado, inclusive com instituição do Fundo Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação”, contou.

Solenidade de posse dos membros para o biênio 2017-2019 ocorreu em conjunto com a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Superior/Foto: Divulgação / Fapeam

Outro assunto mencionado foi o Sinapse da Inovação, lançado em 2015. O programa é fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas, via Fapeam, com a Fundação Centro de Referência em Tecnologia Inovadora (Certi), que visa transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso e, assim, fortalecer o empreendedorismo e o cenário inovador e econômico no Amazonas.

Segundo Levy, o programa contou com quase de 1,2 mil projetos submetidos ao edital. Desse número, 40 foram aprovados e vários estão em fase de encerramento.

Novos editais – O diretor-presidente da Fapeam também disse que novos editais foram elaborados pela instituição e devem ser lançados em breve. Antecipou, ainda, algumas informações de programa que inclui a concessão de recursos para áreas prioritárias do Estado.

Na área da saúde também há previsão de ser lançado um programa específico que, a exemplo do outro, prevê a participação da iniciativa privada e instituições de fora do Estado, além do Indústria 4.0, que deverá ser realizado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Membros empossados – Durante a reunião ordinária, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, avaliou de forma positiva os programas desenvolvidos pela Fapeam. “Agradeço a Fapeam pelo trabalho desempenhando e atenção dada por meio de programas que permitem o reconhecimento e a importância de escutar as demandas do setor produtivo”, disse Lourenço.

Foto: Divulgação / Fapeam

O coordenador geral do Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte e Prof. Dr. da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Spartaco Astolfi Filho, destacou que apesar do cenário econômico desfavorável que o Estado enfrenta, atualmente, fica feliz em saber que a Fapeam continua realizando ações destinadas a subvenção econômica como, por exemplo, o edital do Pappe Integração, lançado no mês de novembro em parceria com a Finep, e trazendo perspectivas que impulsionam o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.

“Eu queria aproveitar este momento para parabenizar a Fapeam e, como pesquisador, dizer que me sinto muito seguro em relação ao trabalho da instituição”, enalteceu Spartaco Astolfi Filho.

A pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Dra. Maria das Graças Costa Alecrim, agradeceu à instituição por todo o trabalho desempenhando ao longo de seus quase 15 anos de fundação. “Temos muito a agradecer a Fapeam, pois durante toda nossa vida de pesquisa, desde a criação da Fapeam, sempre tivemos parcerias. Apesar da dificuldade financeira que o Estado enfrenta, nunca deixamos de ter essa parceria com a instituição, com bolsas de iniciação científica, pesquisador sênior, mestrado e doutorado. Recentemente, inauguramos um prédio onde funcionará um instituto de pesquisa e laboratório de malária. Essa construção contou com a ajuda, incondicional, da Fapeam”, disse Maria das Graças.

Escolha dos membros – Quatros membros foram livremente escolhidos pelo Governador do Estado entre cidadãos de ilibada reputação e de reconhecido saber científico e tecnológico ou experiência em administração de empresa de base tecnológica.

Dois membros foram escolhidos entre doutores, integrantes dos quadros de instituições de pesquisa e/ou ensino superior, criadas e mantidas pelo Estado do Amazonas, indicados em lista de tríplice ao Governo do Estado.

Quatros membros foram escolhidos entre doutores, integrantes dos quadros de instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, com sede ou unidade de atuação permanente no Estado do Amazonas indicados em lista tríplice ao Governador do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui