Farmácia satélite gera economia para o SPA Joventina Dias

Foto: Reprodução

Desde a implantação de farmácia satélite, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, na zona oeste, já economizou R$ 40 mil com a dispensação segura de medicamentos disponíveis para a assistência rápida aos pacientes atendidos na unidade.


O projeto foi implantado pela farmacêutica responsável, Jorlana Catrine Corrêa Ferreira, que percebeu a necessidade de descentralizar o estoque de medicamentos da unidade e ampliar o horário de funcionamento para atender os pacientes internados.

Entre os pontos favoráveis apontados pela farmacêutica está a economia e controle maior de estoque de medicamentos. Segundo ela, a farmácia satélite retirou dos setores pequenos estoques que aumentavam o risco de perdas de medicamentos, seja pela validade ou pelo extravio.

Outro ponto positivo gerado na unidade com a implantação do projeto foi a segurança do paciente. No novo modelo, é dispensado para o paciente apenas a quantidade exata de medicamentos prescritos.

A farmácia funciona 24 horas, garantindo a assistência farmacêutica aos pacientes internados na unidade, melhorando a logística ao facilitar o controle de estoque e agilizar a administração de medicamentos de emergência. Com isso, há uma redução na circulação de materiais contaminados pelo SPA.

Foto: Reprodução

Economia e organização – De acordo com a diretora do SPA, Elcinei Sampaio, com a implantação da farmácia satélite, a unidade ganhou na economia, organização, controle de desperdício e controle das saídas e entradas de medicamentos.

A unidade – O SPA Joventina Dias, localizado no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, é referência para bairros adjacentes como São Jorge e Santo Agostinho, além de atender a população de municípios do entorno, como Manacapuru e Iranduba, nas ocorrências de emergência de média complexidade.

Entre os tipos de atendimentos comuns na unidade estão as viroses, ferimentos por arma de fogo e arma branca, acidentes domésticos, entre outros.

Em média, a unidade atende entre 400 e 500 pacientes por dia. Durante o período sazonal de síndromes gripais o número de atendimento aumenta para até 700 pacientes assistidos no SPA.

Artigo anteriorCampanha de Devolução dos Livros Didáticos 2020 segue até o dia 15 de dezembro
Próximo artigoFesta para Amazonino na visita aos feirantes da Feira da Banana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui