FCecon dispõe de consultas especializadas no Dia Mundial do Câncer

Foto: Divulgação

No dia 27 de julho, em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e pescoço, E Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ofertará gratuitamente à população, 50 vagas para consultas especializadas de rastreio da doença.


As reservas serão realizadas na próxima segunda-feir (24), pessoalmente, das 09h00 às 17h00, ou até que as senhas se esgotem, na sede da instituição, localizada na rua Francisco Orellana, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus.

Foto: Divulgação

Poderão participar pessoas com 35 anos ou mais, de ambos os sexos, destacou o diretor-presidente da unidade, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

A ação é alusiva ao ‘Julho Verde’, campanha criada em 2015, que visa conscientizar a população acerca dos fatores de risco das neoplasias malignas nessa região do corpo humano. O chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FCecon, cirurgião Marco Antônio Rocha, explica que devem procurar a unidade para avaliação, pessoas com suspeita de alteração na boca, laringe, face, tireoide e garganta, e que apresentem sintomas como rouquidão persistente, nódulos ou feridas na boca que demoram a cicatrizar, nódulos suspeitos na região da glândula tireoide, dor de garganta persistente e mudança de voz.

Atividade – O cronograma da atividade realizada pela FCecon incluirá palestras educativas com temas como ‘Os fatores de risco do câncer’, ‘ Prevenção e desenvolvimento da doença’, ‘A influência da má higiene bucal no desenvolvimento do câncer de boca’, além de avaliações clínicas com cirurgiões especialistas na área, oferta de ultrassonografia de rastreio, distribuição de material informativo e de kits de higiene pessoal cedidos pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc). “Também queremos conscientizar a população sobre a influência do tabagismo e do alcoolismo no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço e explicar como essa combinação aumenta em até 15 vezes o aparecimento da doença”, frisou Rocha.

Artigo anteriorIFAM passa a ser certificador do Encceja
Próximo artigoBrasil assume presidência temporária do Mercosul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui