FCecon inaugura primeiro consultório farmacêutico em oncologia do AM

Fundação Centro de Controle em Oncologia do Estado do Amazonas.

A Fundação Centro de Controle em Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), inaugurou nesta semana o primeiro consultório farmacêutico em oncologia do Amazonas, um espaço voltado ao atendimento individualizado do paciente pelo farmacêutico. O serviço, que será vinculado ao Setor de Farmácia Hospitalar da fundação, permitirá a realização de assistência em ambiente apropriado ao cuidado farmacêutico, com privacidade e conforto para os profissionais e pacientes.


A diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, ressalta que para a fundação o novo serviço representa mais um passo em busca da melhoria na qualidade do atendimento, que é fruto de uma gestão participativa. “Para o profissional farmacêutico, representa uma oportunidade para ampliar e atualizar seus conhecimentos, além de ser inserido em novos desafios na oncologia. E para os nossos pacientes, é a renovação do compromisso para promover o uso racional e seguro do medicamento, obtendo, dessa forma, o melhor resultado terapêutico.”

Para a gerente de serviço de farmácia, Katyellen Freitas de Araújo, o espaço vai proporcionar atendimento mais humanizado e personalizado aos pacientes oncológicos da instituição. “Com o consultório farmacêutico em oncologia, os profissionais vão poder avaliar os medicamentos administrados ao paciente e ouvir sobre a evolução do tratamento de uma forma ativa. O espaço vai aproximar profissionais e pacientes, promovendo um atendimento mais eficaz”.

Fundação Centro de Controle em Oncologia do Estado do Amazonas.

O atendimento no espaço da FCecon será focado no uso dos medicamentos antineoplásicos, que são os utilizados para destruir neoplasmas ou células malignas e possuem a finalidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores, e da hormonioterapia oral, tratamento que utiliza remédios para bloquear a ação de hormônios e evita que eles estimulem as células do câncer a crescer, usada principalmente no tratamento do câncer de mama e da próstata.

No consultório, os farmacêuticos darão orientação ao paciente sobre como usar os medicamentos antioneoplásicos e hormonioterapia oral prescritos; farão a avaliação do conjunto de medicamentos usados pelo paciente quanto a dosagem, horário de consumo e possíveis interações; diálogo com o paciente sobre sintomas e evolução da doença; interação multiprofissional para adequação da melhor terapia para o paciente e orientação quanto aos riscos da automedicação.

A gerente ressalta que a iniciativa favorecerá o acompanhamento do uso racional dos medicamentos. “O consultório vai contribuir para a diminuição e prevenção de problemas relacionados a medicamentos, como reações adversas e interações medicamentosas”.

Consultórios farmacêuticos – O conceito de consultório farmacêutico foi definido pela Portaria nº 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia. A existência do espaço é também apoiada pela Lei nº 13.021 de 2014, que dispões sobre o exercício das atividades farmacêuticas. Segundo dados preliminares do Censo Demográfico Farmacêutico feito pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), já existem 1.453 consultórios farmacêuticos em todo o país.

Artigo anteriorManaus é Campeã no Ideb
Próximo artigoConfira os nomes dos vencedores da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui