FCecon lança projeto ‘Ver e tratar o colo uterino’ em São Gabriel da Cachoeira

Foto: Divulgação

Manaus – A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, deu início, no último final de semana, em São Gabriel da Cachoeira, ao projeto “Ver e tratar o colo uterino”. Na ocasião, foi realizada uma palestra da médica ginecologista da Fcecon, Mônica Bandeira, para cerca de 150 pessoas, entre profissionais de saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros.


O projeto “Ver e tratar o colo uterino” será coordenado pela equipe de médicos do serviço de Ginecologia da Fundação, e tem por finalidade prevenir e evitar o deslocamento de mulheres portadoras de lesões precursoras de câncer de colo uterino à capital amazonense. Para isso, serão realizados mutirões permanentes em municípios polos a cada seis meses, como em Itacoatiara, Borba, Manacapuru, Tabatinga, Parintins, Tefé e Coari.

 

Foto: Divulgação

Durante a palestra, Mônica Bandeira explicou sobre os métodos de prevenção e diagnóstico de câncer de colo uterino e como é realizada a conização – pequena cirurgia de retirada das lesões precursoras do câncer de colo uterino, causadas pelo Papilomavírus humano (HPV).

A médica especialista explicou que o primeiro município a ser beneficiado com ação será São Gabriel da Cachoeira. “Em virtude da solicitação do prefeito, Clóvis Saldanha, que constatou a existência de mulheres com resultados de preventivos alterados”, alertou.

“Em São Gabriel podemos constatar vários casos, que provavelmente são comuns em outros municípios do Estado. O projeto vem para possibilitar a identificação rápida dessas prováveis lesões pré-cancerosas. Uma vez identificadas, realizamos a conização para evitar que evoluam para um câncer de colo uterino. O índice de cura pode chegar a até 95% após o procedimento”, ressaltou.

 

 

Artigo anteriorPrograma Bolsa Pós-Graduação lança edital com mais de 10 mil vagas
Próximo artigoAlimentos irregulares são apreendidos em supermercado da Zona Oeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui