FCecon recebe acelerador linear e inaugura centro de fisioterapia

Governador Melo entrega novo acelerador da FCecon/Foto: Arquivo
Governador Melo entrega novo acelerador da FCecon/Foto: Arquivo
                Governador Melo entrega novo acelerador da FCecon/Foto: Arquivo

O tratamento contra o câncer no Amazonas dará um salto de qualidade com a entrega, amanhã, segunda-feira (22), às 09h00, do novo acelerador linear da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e a inauguração do Serviço de Radioterapia Dr. Abelardo Rodolfo Lemos Pampolha, uma nova estrutura vai, praticamente, triplicar a capacidade deste tipo de tratamento na unidade, que é referência em oncologia para a Amazônia Ocidental, saindo dos atuais 45 para 124 pacientes atendidos ao mês.
As duas novidades fazem parte do Plano de Reestruturação e Modernização dos Serviços de Oncologia no Estado, que conta com a parceria do Ministério da Saúde e investimentos de mais de R$ 8 milhões.

Junto com o acelerador linear estão sendo entregues a Casamata, (construção especialmente projetada para abrigá-lo) e outros equipamentos para o complexo de radioterapia. A unidade também adquiriu, recentemente, via Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas, uma nova fonte radioativa para uma das duas bombas de cobalto hoje em uso na FCecon.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui