
Febre alta, dor no corpo e na cabeça, mal-estar e manchas vermelhas na pele. Esses sintomas podem indicar tanto sarampo quanto MPOX, também chamada de varíola dos macacos. São doenças diferentes, mas que podem ser confundidas nos primeiros dias em que começam a se manifestar.
De acordo com o médico de Família e Comunidade e professor da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, Douglas de Souza, essa confusão é comum, principalmente entre quem não é profissional da saúde. “Daí a importância da orientação especializada para indicar o diagnóstico correto e orientar o tratamento adequado”, explica.
Fique atento para as diferenças entre MPOX e sarampo.
Sarampo:
• Manchas vermelhas planas, que começam no rosto e descem pelo corpo;
• Tosse, nariz escorrendo e olhos vermelhos são comuns;
• Não há bolhas ou pus.
MPOX
• Lesões que evoluem: começam como manchas, viram bolhas, enchem de pus e formam crostas;
• Podem aparecer em qualquer parte do corpo, incluindo genitais, mãos e rosto;
• Costumam ser dolorosas e vêm acompanhadas de inchaço nos gânglios (ínguas).
Segundo Douglas de Souza, um sinal visual importante é que o sarampo tem manchas lisas e secas, enquanto a MPOX apresenta feridas em diferentes estágios, parecidas com espinhas ou bolhas.
O médico acrescenta que a Mpox tem afetado principalmente homens entre 20 e 40 anos. No Amazonas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), desde o dia 07 de maio, 35 casos da doença foram confirmados no estado.
Em relação ao Sarampo, Douglas ressalta que a doença costuma atingir crianças não vacinadas, adultos jovens sem as duas doses da vacina e pessoas em locais com baixa cobertura vacinal. No Amazonas, desde 2020 não há registro da doença. “Isso graças à vacinação. Isso é muito importante e não podemos baixar a guarda. A imunização é o principal meio de prevenção”, destaca.
Sobre a prevenção ao MPOX, o professor acrescenta que a recomendação é evitar contato com pessoas que tenham feridas na pele; não compartilhar toalhas, roupas ou objetos pessoais; lavar as mãos e procurar atendimento se tiver febre com lesões na pele.
Ajuda – Teve febre e manchas na pele? A orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o quanto antes, afirma o médico. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações e impedir que a doença se espalhe para outras pessoas.
“Independentemente do caso, sarampo ou MPOX, o paciente não deve fazer automedicação e fechar diagnóstico sozinho. Somente o profissional pode diferenciar corretamente as doenças. Então, procure a unidade mais perto de sua casa e busque orientação médica”, enfatiza o médico.