
Na Sessão Especial de hoje, quarta-feira (05), da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado Belarmino Lins, aproveitou a presença a presença do presidente reeleito da Associação Amazonense de Municípios (AAM), João Campêlo (PROS), para protestar contra o fechamento da agência do Banco da Amazônia (Basa), em Carauari, a 788 km de Manaus).
Segundo o parlamentar, o fechamento da agência já motivou, inclusive, o encaminhamento de uma carta por parte do deputado federal Átila Lins (PSD), ao presidente Michel Temer (PMDB), solicitando sua intervenção em favor do funcionamento da agência bancária que atende às demandas econômicas de toda a calha do Juruá.

“O deputado Átila apelou a Temer em boa hora, pois é preciso que a cúpula do Basa releve as peculiaridades do nosso Estado e a importância estratégica desse banco para os empreendedores situados na região do Juruá”, afirmou Belarmino, preocupado com o problema que pode desestruturar a economia local e provocar o desemprego.
Solidário a João Campêlo, que também se manifestou contra o fechamento da agência, Belarmino destacou um movimento popular que mobiliza Carauari e todos os demais municípios do Juruá que dependem dos serviços prestados pelo Basa na região. O movimento uniu Prefeituras e Câmaras de Vereadores, além de diversas entidades locais, apelando ao governo do Estado, a direção nacional do Basa, ao Congresso e à Presidência da República, pela normalidade dos serviços da agência bancária no Juruá.