Fêmea de Sauim-de-Coleira é resgatada pelo Ipaam, no Tarumã

A fêmea do sauim machucada/Foto: Patrícia Lima

A fêmea do sauim machucada/Foto: Patrícia Lima
A fêmea do sauim machucada/Foto: Patrícia Lima

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi acionado, na útima sexta-feira (17), para realiza o resgate de uma fêmea da espécie sauim-de-coleira, no Tarumã, na zona oeste de Manaus. O animal foi localizado por moradores há aproximadamente um mês e estava com a pata direita machucada.
Madona, como foi chamada pela comunidade, precisou de cuidados especiais. “Após o resgate, tomamos todas as providências quanto à saúde do sauim. Um cachorro mordeu a pata direita do animal e tivemos que fazer limpeza e manipulação de medicamentos tópicos”, explicou a veterinária da Gerência de Fauna do Ipaam, Elizângela Pinheiro.

Em seguida, a fêmea foi alimentada e encaminhada ao Refúgio Sauim Castanheiras, zona leste de Manaus. “Precisamos que a comunidade tenha consciência de que a melhor ajuda aos animais em situação de risco é o resgate feito por órgãos competentes. E que em casos como esse, ainda mais grave, já que o sauim estava machucado, a primeira providência é acionar o Ipaam, e não permanecer com o animal. Fazendo isso, a população contribuirá ainda mais com o nosso trabalho”, completou Pinheiro.

Orientação – O Ipaam orienta por meio da Gerência de Fauna que em casos onde animais estejam em situação de risco ou representando ameaças às pessoas, a população pode entrar em contato através dos números: 2123-6774 e 2123-6700 nos finais de semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui