Fêmea de Sauim-de-Coleira é resgatada pelo Ipaam, no Tarumã

A fêmea do sauim machucada/Foto: Patrícia Lima
A fêmea do sauim machucada/Foto: Patrícia Lima
A fêmea do sauim machucada/Foto: Patrícia Lima

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi acionado, na útima sexta-feira (17), para realiza o resgate de uma fêmea da espécie sauim-de-coleira, no Tarumã, na zona oeste de Manaus. O animal foi localizado por moradores há aproximadamente um mês e estava com a pata direita machucada.
Madona, como foi chamada pela comunidade, precisou de cuidados especiais. “Após o resgate, tomamos todas as providências quanto à saúde do sauim. Um cachorro mordeu a pata direita do animal e tivemos que fazer limpeza e manipulação de medicamentos tópicos”, explicou a veterinária da Gerência de Fauna do Ipaam, Elizângela Pinheiro.


Em seguida, a fêmea foi alimentada e encaminhada ao Refúgio Sauim Castanheiras, zona leste de Manaus. “Precisamos que a comunidade tenha consciência de que a melhor ajuda aos animais em situação de risco é o resgate feito por órgãos competentes. E que em casos como esse, ainda mais grave, já que o sauim estava machucado, a primeira providência é acionar o Ipaam, e não permanecer com o animal. Fazendo isso, a população contribuirá ainda mais com o nosso trabalho”, completou Pinheiro.

Orientação – O Ipaam orienta por meio da Gerência de Fauna que em casos onde animais estejam em situação de risco ou representando ameaças às pessoas, a população pode entrar em contato através dos números: 2123-6774 e 2123-6700 nos finais de semana.

Artigo anteriorAções sociais marcam abertura do ‘Dia do Policial’ amanhã, em Manaus
Próximo artigoPT emperra acordo sugerido pelo governo na terceirização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui