
Comum em períodos de seca, o fenômeno de Terras Caídas segue prejudicando moradores do interior. Na comunidade Jandira, localizada em Iranduba (a 35 quilômetros de Manaus), uma casa precisou ser carregado para outro lugar para não desabar.
Outras moradias da região já haviam desabado por conta do fenômeno. As casas estava localizadas em área de risco, com recentes deslizamentos de terras.
Ao menos três casas foram destruídas desde a semana passada. Por isso, os moradores resolveram tomar medidas mais sérias.
Nas redes sociais, circula um vídeo em que os moradores carregam uma casa com as próprias mãos. Essa e outras moradias foram levadas para locais mais seguros.
Na última quarta-feira (23), houve um deslizamento que afetou cerca de 200 metros de extensão, do barranco até um trecho da estrada da comunidade. Não houve danos às residências nem interrupção no tráfego local. Além disso, os postes de energia elétrica permaneceram no lugar e não precisaram ser realocados, ao contrário do que ocorreu em deslizamentos anteriores, segundo a Defesa Civil.