
Nesta segunda-feira (20), será celebrado o Dia da Consciência Negra em parte do país. O feriado faz referência à morte do líder negro Zumbi dos Palmares e garante mais um dia de folga, além de alterar o funcionamento de alguns órgãos.
As agências bancárias, por exemplo, não farão atendimento presencial ao público. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento em 20 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado. Os meios eletrônicos são uma alternativa prática, segura, segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
As agências da Previdência Social não vão funcionar nos estados onde é feriado. Mas, na terça, voltam ao expediente normal.
Em função do feriado de 20 de novembro, não haverá atendimento nas agências dos Correios nos estados onde é feriado. A Central de Atendimento estará disponível de forma automatizada por meio do Chat, do Fale Conosco ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100. O atendimento nas agências e na CAC voltarão à normalidade no próximo dia útil.
Os shoppings funcionarão na segunda-feira, dia 20, mas com horários diferenciados nos estados onde é feriado. O funcionamento será das 14h às 21h. Lojas do Centro e de bairro terão horário facultativo, podendo funcionar até 13h.
Hospitais também irão funcionar normalmente para atendimentos de urgência e emergência.