Festa de confraternização contaminou 23 funcionários de empresa de MG com a ômicron

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Extrema (MG) confirmou que 23 pessoas foram contaminadas com a variante ômicron do vírus causador da Covid-19. Todos são funcionários de uma empresa e participaram de uma confraternização na semana passada em São Paulo.


Segundo o médico-coordenador do controle da Covid-19 em Extrema, Enis Donizetti Silva, a notificação sobre o surto chegou no início da semana através da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica.

“Eram 11 casos inicialmente. Essas pessoas tinham participado de uma confraternização na sexta-feira anterior em São Paulo. Esses 11 casos inicialmente nós começamos a avaliar junto à empresa e a partir da ocorrência desse surto, pedimos para fazer uma avaliação em todos os colaboradores. Isolamos a empresa, mandamos todo mundo para casa e desse grupo todo que foi testado, ocorreram mais positivos. Então hoje, na verdade, só dentro dessa empresa, nós temos 23 casos positivos”, disse o médico.

Segundo o médico, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, com sintomas leves. Nenhum deles precisou ser hospitalizado. Outras empresas também estão sendo monitoradas.

“Todos estão sendo monitoradas, fazendo teleacompanhamento com a nossa saúde primária, todos eles do ponto de vista de evolução clínica, passam de um quadro leve a moderado, nenhum deles precisou de internação, no entanto a gente tem outros pacientes de Covid internados nos nossos hospitais, nós estamos colhendo material de todo esse grupo e estamos também vigiando outras empresas, porque essa empresa compartilha refeitório com outras empresas em Extrema”, completou.

Com as últimas notificações, a prefeitura já acionou um plano de prevenção na cidade para alertar a população.

“Nós distribuímos em média, 50 mil, 60 mil máscaras mês cirúrgicas N95 para toda a população. Intensificamos isso desde então, intensificamos a comunicação com a população, através de carros de som, cartazes e da rádio da cidade, publicações nas nossas redes sociais”, disse o médico.

Todos os casos síndrome respiratória no município devem procurar uma “unidade sentinela”, que funciona perto do pronto socorro. O coordenador alerta a população sobre os cuidados a serem tomados no Natal e no Ano Novo.

“O importante e fundamental é a vacina, todos esses casos receberam duas doses, é um fato importante, mesmo com duas doses você pode ficar doente. Essa variante tem uma enorme transmissibilidade. No Natal e no Ano Novo, não deixe de usar máscaras, ter cuidados com aglomerações, fazer comemorações em ambientes abertos e ventilado, usar máscara o maior tempo possível”, completou o coordenador.

Casos confirmados no Sul de Minas

Apesar da Secretaria Municipal de Saúde ter informado que o número de casos já chegue a 23 em Extrema, por enquanto o Estado confirmou 19. Em Minas Gerais, conforme o governo, são 32 confirmações, sendo 21 no Sul de Minas.

Maria da Fé e Três Pontas também têm um caso confirmado cada. Em Maria da Fé, segundo a Secretaria de Saúde do município, a paciente é uma mulher de 34 anos, que vivia na Nigéria e foi até a cidade visitar parentes. Ela está assintomática.

A Secretaria de Saúde de Três Pontas ainda não passou mais informações sobre o caso confirmado na cidade.

Na tarde desta sexta-feira (24), a Prefeitura de Lavras confirmou a presença da variante em três moradores da cidade que voltaram de uma viagem ao México.

Fonte: G1

Artigo anteriorEquipe de limpeza encontra corpo em saco de lixo no Centro de Manaus
Próximo artigoFinlandês explode carro Tesla com dinamite para não precisar trocar bateria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui