Festival de AM Jazz tem música amazonense e ritmos cubanos nesta sexta(27)

Música amazonense e ritmos cubanos no FAJ/Foto: Banner
Música amazonense e ritmos cubanos no FAJ/Foto: Banner
Música amazonense e ritmos cubanos no FAJ/Foto: Banner

Um dos mais atuantes grupos do cenário musical local, o Cordão do Marambaia, abre nesta sexta-feira (27), a segunda noite de apresentações do IX Festival Amazonas Jazz, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em Manaus (AM).

O show acontece no Teatro Amazonas, às 19h30 e logo em seguida o jovem baterista cubano Dafnis Prieto, vencedor do Grammy Latino em 2007, sobe ao palco com uma fusão de ritmos que está varrendo o planeta desde sua chegada à Nova Iorque em 1999.


Fundado em novembro de 2010, o Cordão é um projeto de músicos e cantores amazonenses, ou radicados no Estado, voltado para o resgate e valorização da música regional brasileira, em especial para os ritmos do Norte e Nordeste do País como o carimbó, marabaixo, sairé, xote, maracatu, baião, samba de roda, ciranda, capoeira, lundu e marambiré entre outros.

A apresentação terá como base o primeiro trabalho autoral lançado em outubro passado, “O Som do Beiradão que vai Conquistar Você”, com destaque para composições já conhecidas pelos frequentadores da noite manauara como Banzerê, Pixaim e Carimbó do Marambabaia, além de grandes sucessos de diversos estilos.

“A poesia e a dança regional são outros dois elementos presentes no trabalho do grupo e que irão oferecer uma diversidade artística e cultural para o público que assisti-los no festival”, acrescenta o maestro Rui Carvalho, diretor artístico do evento que acontece até o próximo dia 30.

O Cordão do Marambaia é formado por Gonzaga Blantez (voz/violão), Karine Aguiar (voz/percussão), Salomão Rossy (voz/cuatro venezuelano), Emerson Marcelo Figueiredo (guitarra), Felipe Romagna (saxofone), Miquéias Pinheiro (baixo), Ygor Saunier (bateria), Júlio Sorriso (percussão) e Dheik Praia (dançarina).

Latin jazz

Sua música foi comparada pelo jornal The New York Times como se um meteoro atingisse a Terra. Vencedor de vários prêmios como o MacArthur Fellowship Award, Up & Coming of the Year e o Grammy, o compositor e baterista cubano radicado em Nova Iorque Dafnis Prieto traz para o show em Manaus, juntamente com seu quinteto, um set list fortemente influenciado pelos ritmos afro-cubanos, world music e jazz tradicional que somados a sua impressionante habilidade técnica vão agradar os fãs do latin jazz.

Antes da apresentação no Teatro Amazonas, o público terá oportunidade de conhecer as técnicas e participar de um workshop gratuito com o baterista e também com o saxofonista Felipe Lamoglia no Centro Cultural Palácio da Justiça, também na sexta-feira, a partir das 9h.

Os ingressos para o IX Festival Amazonas Jazz estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e também no site www.bestseat.com.br.

Artigo anteriorTrabalhadores da Construção Civil fecham acordo com Sinduscon
Próximo artigoColisão de rebocador com vigas de sustentação Proama sob rigorosa investigação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui