Festival Folclórico do Amazonas premia os campeões na categoria prata

Agremiação premiada/Foto: Gabriel Oliveira
Agremiação premiada/Foto: Gabriel Oliveira
Agremiação premiada/Foto: Gabriel Oliveira
A festa dos vencedores/Foto: Gabriel Oliveira
A festa dos vencedores/Foto: Gabriel Oliveira

Dez dos 43 grupos folclóricos participantes da categoria prata do 58º Festival Folclórico do Amazonas receberam o título de campeão, na tarde de ontem, terça-feira, com a premiação, logo após a apuração acontecendo no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), com a presença dos representantes dos grupos e suas torcidas, que acompanharam o resultado com animação.

Os vencedores integram os contemplados pelo edital № 003/2014, da Prefeitura de Manaus, que, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), pela primeira vez realizou o festival juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).


Ao todo, foram avaliados diversos quesitos nas categorias: Quadrilha Tradicional, Ciranda, Dança Nordestina, Quadrilha Cômica, Dança Internacional, Dança Alternativa, Quadrilha Duelo, Dança Regional, Dança Nacional e Tribo, como indumentária, música e ritmo, originalidade e harmonia.

Entre os campeões, estão grupos como a quadrilha JAQ na Roça, que pela segunda vez conquista o título na categoria Tradicional. O grupo do conjunto Ouro Verde, zona Leste de Manaus, surgiu em 2004 e desde então participa de apresentações culturais. Outro grupo que saiu campeão foi o Descendentes de Lampião, na categoria de Dança Nordestina. Para o representante do grupo, Janilson do Carmo, é uma vitória especial. “Nosso grupo já existe há 22 anos e isso só nos estimula a continuar nosso trabalho no bairro do São José”, afirmou ele.

Para o diretor do Departamento de Políticas Culturais da Manauscult, Márcio Braz, a premiação foi um momento para consolidar a participação da Fundação na realização do festival deste ano. “Para nós, foi muito gratificante chegar aqui na reta final do festival vendo os grupos organizados, acompanhando atentamente a apuração dos vencedores. Isso reflete como fizemos um festival bem organizado e participativo, já que todos os termos do evento foram discutidos anteriormente com os grupos”, ressaltou o diretor.

Os grupos folclóricos que receberam o título de campeão na categoria prata poderão concorrer no próximo ano no edital para a categoria ouro. O festival, que teve início no dia 22 de agosto, se encerrará nesta quarta-feira, 17, com apresentações da Mostra Folclórica.

Artigo anteriorESBAM tem 4 cursos estrelados no Guia do Estudante
Próximo artigoVacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui