Festival Folclórico ao AM começa no dia 22 com acesso e decesso

As ricas apresentações do FCAM/Foto: Divulgação
As ricas apresentações do FCAM/Foto: Divulgação
As ricas apresentações do FCAM/Foto: Divulgação

Os grupos Folclóricos da capital amazonense ‘incendiarão’ a arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Ao todo, 113 equipes de dança regional se apresentarão durante a 58ª edição do Festival Folclórico do Amazonas, a partir do dia 22 de agosto. Entre as novidades deste ano estão o acesso e decesso de todas as categorias, ou seja, as novas agremiações podem avançar em suas categorias.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, o festival será democrático e permitirá mudanças na dinâmica do evento. “Agora novas grupos folclóricos podem entrar no festival e tornar a festa única em todo o Estado. O acesso e decesso será válido também para os bumbás. Com isso esperamos que até 2015 possamos trazer os campeões dos municípios do Amazonas para mostrar o trabalho em Manaus”, afirmou.


O evento que este ano é promovido pelo Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus contou com um orçamento de R$ 5,5 milhões. A ideia principal dos órgãos público é fortalecer os Festivais de Rua, para que, dessa forma, os grupos das zonas de Manaus possam subir de categoria. “Foi um processo de construção colaborativa com os realizadores, participantes e brincantes do festival”, informou o titular da ManausCult, Bernardo Monteiro de Paula.

Mudança

Programado para ser realizado em julho deste ano, o festival foi adiado devido problemas administrativos. Após reuniões com a diretoria e coordenadores, chegou-se à data de 22 de agosto, que celebra o ‘Dia do Folclore’’. “A decisão pareceu a melhor possível. Afinal, não começaríamos as apresentações até que todos pagassem as suas pendências. Agora a população e os brincantes já podem aguardar um belo festival”, garantiu Robério.

Programação

O Festival Folclórico do Amazonas acontecerá de segunda à quinta e domingos das 19h30 às 00h00. Nas sextas e sábados terminará sempre 1h. Em todas as noites, o primeiro grupo a se apresentar será da modalidade Garrote, pois conta com a participação de crianças e adolescentes.(PACUlt)

Artigo anteriorEnfermeira que atendeu americano infectado morre de Ebola
Próximo artigoDeputada propõe criação de Centro de Reabilitação para pessoas com deficiência

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui