FHemoam dará ênfase à Doação de sangue em campanha no carnaval

O Bloco do Vampirão vai ao carnaval, incentivar doação de sangue

O Bloco do Vampirão vai ao carnaval, incentivar doação de sangue


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), promoverá uma campanha especial de conscientização sobre a importância de doação de sangue, na abertura do desfile das escolas de samba do Grupo Especial, no dia 1º (sábado) de março, às 17h00, no Sambódromo.

A campanha faz uma homenagem ao futebol amazonense e tem como tema “Não deixe a vida morrer, não deixe o sangue acabar”. Entre os convidados ilustres do Bloco do Vampirão, estão personalidades do futebol local, como os ex-jogadores Edson Piola, Antônio Piola e Kako Barcelos, que farão parte da comissão de frente.

Também, participarão da comissão de frente, o fundador do América Futebol Clube, Amadeu Teixeira, e o idealizador da bola Caramuri, Beto Mafra. O Bloco do Vampirão terá, ainda, a participação do coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango Neto, contando com reforços dos integrantes do Grupo Vida Ativa, da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel), e os ritmistas da bateria da escola Legião de Bambas.

O diretor-presidente da FHemoam, Nelson Fraiji, explica que, no período de carnaval, as festas são cotidianas e os acidentes também, por isso é fundamental ter o estoque de sangue abastecido para atender as urgências. Ele conta que, prevendo todos esses acontecimentos, o hemocentro iniciou o mês de fevereiro lançando campanhas de coleta de sangue para o Carnaval, com o objetivo de atender e equilibrar o estoque. “Temos um compromisso com a sociedade”, ressalta Fraiji.

Endereços para doações – As pessoas interessadas em doar sangue podem se dirigir a dois endereços: Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam – avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada, zona centro-sul), das 7h às 18h, e Maternidade Ana Braga (alameda Cosme Ferreira, s/nº, São José I, zona leste), a partir das 8h.

Recomendações – As pessoas que pretendem doar sangue devem apresentar documento válido em todo o território nacional, com foto, ter peso acima de 50 kg, e idade entre 18 e 69 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue pessoas com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

A equipe da FHemoam explica que o doador não deverá estar em jejum, que deve ter repousado um mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, nem ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, ou fumar por pelo menos duas horas antes da doação. Os doadores também devem evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Pilotos de avião ou helicóptero, motoristas de ônibus e caminhões devem interromper as atividades por 12 horas. Pessoas que praticam paraquedismo ou mergulho e profissionais da construção civil que trabalham em andaimes devem evitar essas atividades após doarem sangue.


Artigo anteriorGilsely Perea, de Benjamin Constant ao sucesso na Luta Livre
Próximo artigoAlistamento Militar agora pode se feito nos PACs, em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui