
Golias, o filhote de onça-pintada criado como pet em Santo Antônio do Içá (a 1.180 quilômetros de Manaus) está em Brasília. O animal deverá ser entregue a um centro especializado até a sua introdução à natureza.
Atualmente, o filhote está no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Distrito Federal (CetasDF), sendo nutrido adequadamente e com boa saúde. A introdução não pode ser imediata porque Golias não tem o comportamento de onça, precisa ser adaptado e treinado por uma rede credenciada, ligada ao Ibama e ao ICMBio.
Só assim será possível saber se o filhote tem chance de ser introduzido à natureza. Um ofício foi entregue ao presidente do Instituto Onça-Pintada (IOP), localizado em Mineiros, Goiás, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, em fevereiro este ano, propondo a realocação para um centro de referência na reabilitação e conservação de onças-pintadas.
O IOP possui infraestrutura especializada e reconhecimento nacional e internacional no trabalho de conservação e reabilitação de onças-pintadas, o que garantiria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento saudável do filhote.