Fiscais da Sempab reforçam fiscalização para proteger marcas da FIFA

Fiscais percorrem áreas para proteger a marca FIFA/Foto:
Fiscais percorrem áreas para proteger a marca FIFA/Foto:
Fiscais percorrem áreas para proteger a marca FIFA/Foto:

Seis fiscais do Departamento de Comércio Informal (Decin), da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) integram o comitê municipal de proteção às marcas da FIFA para impedir o uso não autorizado destas mesmas marcas nas Áreas de Restrição Comercial (ARCs) do entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima e do Complexo Turístico da Ponta Negra, onde será realizada a FIFA Fan Fest ™. Outra área de atenção dos fiscais do órgão é a avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste, onde também ocorrerá  a transmissão pública de jogos.

A Sempab vai atuar durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ na fiscalização e orientação do comércio de rua, ou seja, o comércio informal. Por questões de segurança e de mobilidade urbana, os ambulantes não terão autorização para comercializar nenhum tipo de produto dentro das ARCs e proximidades, apenas os que tiverem autorização dos patrocinadores da Copa.


A gerente do Decin, Ewanúbia Ribeiro, explicou que a Sempab já iniciou o processo de fiscalização no entorno da Arena da Amazônia para orientar e retirar os ambulantes que estiverem atuando irregularmente. “Claro que há algumas restrições, como os carros-lanches próximos à Fundação de Medicina Tropical (FMT), na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, que já tinham autorização da prefeitura. Por isso, eles continuarão em seus pontos, mas terão que fazer algumas adequações em seus carros-lanches”.

O trabalho da Sempab será ainda mais intenso no entorno da Arena da Amazônia um dia antes dos jogos para impedir o acesso dos ambulantes. Serão 38 agentes posicionados em 14 pontos diferentes.

Ação monitorada

Para aprimorar a estratégia de atuação, duas fiscais do órgão iniciaram na última terça-feira, 03, o treinamento para monitorarem o comércio informal no entorno da Arena da Amazônia por meio do Centro de Comando e Controle Integrado (CCI), do Aleixo. As profissionais atuarão com o auxílio de rádios de comunicação para dar agilidade ao trabalho das equipes de rua.

Com relação aos produtos comercializados inadequadamente, um caminhão da Sempab irá auxiliar na apreensão destes materiais. Tudo o que for recolhido pelos fiscais terá como destino a sede da secretaria, na rua Carvalho Paes Andrade, 140, São Francisco, zona Sul, onde poderá ser solicitada a devolução imediata.

Dos fiscais designados para a Copa, 11 deles já estão atuando no Complexo Turístico Ponta Negra, que irá sediar a FIFA Fan Fest™ para orientar e retirar os ambulantes não autorizados do local. Durante o evento, o número de fiscais será de 38, divididos em dois turnos. Na Avenida Itaúba, onde ocorrerá transmissão pública dos jogos, serão dez fiscais controlando o comércio informal.

Artigo anteriorHemoam altera horário de atendimento em dias de jogos, em Manaus
Próximo artigoAprovação da Lei de Carreira dos Praças Militares é histórica, diz Josué Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui