FMT coordena primeiro grupo de Medicina Tropical da RUTE

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), criou e passa a coordenar um novo Grupo de Interesse Especial, em funcionamento na Rede Universitária de Telemedicina (Rute). De acordo com a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, o novo grupo é voltado para a especialidade de Medicina Tropical, que ainda não existia no âmbito da rede universitária. Resultado de iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Rute congrega mais de 300 instituições nacionais – principalmente hospitais universitários – e, aproximadamente, 40 grupos de interesse, ou SIGs (na sigla, em inglês, para Special Interest Groups). “A FMT tomou a decisão acertada quando optou por integrar-se à Rute e, agora, ao tomar a dianteira da criação de um SIG de Medicina Tropical, dá outro passo importante, no sentido de potencializar esta ferramenta, que é a Telessaúde”, disse o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. Ele destacou que, a principal vantagem da rede é permitir o corpo médico das instituições tenham mais esta alternativa para troca de experiências, com profissionais de diferentes regiões do Brasil e até de fora do País.


 

Os SIGs são uma espécie de fórum virtual em que se promovem debates, discussões de casos clínicos de maior complexidade, aulas e diagnósticos a distância. De acordo com Graça Alecrim, do SIG de Medicina Tropical criado por iniciativa da FMT já estão participando o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, de Lisboa (Portugal); o Hospital Universitário Julio Muller, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e a Fundação de Dermatologia e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), outra instituição amazonense, também vinculada à Susam.

Na terça-feira (11), a FMT realizou a primeira sessão clínica do SIG de Medicina Tropical, com a participação das instituições integrantes do novo grupo. “Nossas reuniões por videoconferência estão previstas para acontecer sempre na segunda terça-feira de cada mês”, explicou o coordenador do SIG Medicina Tropical da FMT, Fábio Francesconi.

Ele frisa que o objetivo do SIG Medicina Tropical é estimular o estudo das doenças infecciosas mais prevalentes nos países tropicais, com a participação dos principais profissionais da área. “A proposta dos SIGs é permitir a troca de experiências, inclusive com a finalidade de melhorar a qualidade da assistência e da pesquisa”, disse Francesconi.

Além do grupo que a gora passa a coordenar, a FMT já integra o SIG Teledermatologia e o SIG Hanseníase. Também já foi convidada e passará a compor o SIG Vacinas, que está sendo criado, sob a coordenação do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Parcerias – criada por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue). A Rute funciona sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em Telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

 

 

Artigo anteriorAssembleia homenageia Dom Sérgio Castriani com o título de Cidadão do Amazonas
Próximo artigoBanco de Leite da Maternidade Ana Braga recebe visita de crianças de creche

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui