FMT realiza mutirão de atendimentos ao Câncer de Pele

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (26 de novembro)

A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza neste sábado (26), de 8h às 14h, um mutirão de consultas dermatológicas. A ação, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em todo o país, é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (26 de novembro). A expectativa é que, em todo o Brasil, aproximadamente 30 mil pessoas recebam atendimento. Em Manaus, além da FMT-HVD também participam do mutirão a Fundação Alfredo da Mata e o Hospital Universitário Getúlio Vargas.


De acordo com a diretora presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, o objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Ela ressalta que esse tipo de câncer é o que apresenta maior incidência no Brasil e na região Norte.

Em 2015, segundo Graça Alecrim, a FMT-HVD realizou 300 consultas dermatológicas, na data de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Foram identificados 15 novos casos da doença.

Coordenadora da campanha na FMT-HVD, a dermatologista Luciana Mendes explica que a iniciativa busca identificar o maior número possível de pessoas com lesões suspeitas de câncer, para encaminhá-las ao tratamento, nos casos indicados. A dermatologista alerta que é preciso procurar o serviço de serviço de saúde para ser examinado, nos casos em que apareçam “pintas” ou sinais pretos que mudam de cor, aumentam de tamanho e possuem bordas assimétricas e irregulares, assim como a ocorrência de ferida na pele que não cicatriza.

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (26 de novembro)
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (26 de novembro)

A médica ressalta que a principal arma de combate ao câncer de pele é a prevenção. Ela orienta o uso diário de filtro solar. O ideal, conforme a dermatologista, são os produtos que protegem contra a radiação UVA e UVB e têm fator de proteção solar (FPS) acima de 30. Outras medidas de proteção são: não se expor ao sol depois das 10h e antes das 16h, usar chapéus e roupas de manga quando não puder aplicar filtro solar e examinar regularmente a própria pele.

Artigo anteriorGovernador José Melo trata da liberação de mais de R$ 552 milhões para o Amazonas
Próximo artigoFátima Bernardes é atacada por Bolsonaro após velório de PMs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui